Propostas metodológicas são debatidas em defesas da especialização

Na quarta-feira, dia 18 de setembro de 2019, a acadêmica Lynara Noedeli Pereira Martins, que é graduada em Ciências Biológicas pela UFSM, defendeu o artigo intitulado “Identificação e avaliação de objetos de aprendizagem voltados ao ensino de Botânica no Ensino Básico”. Compuseram a banca avaliadora, o orientador Edimar Manica, Doutor em Computação (UFRGS), Renata Porto Alegre Garcia, Doutora em Zootecnia (UFRGS) e Rodrigo Farias Gama, Mestre em Educação (UFPel). Através do seu artigo, Lynara identificou e analisou 30 objetos educacionais, pesquisados em 10 repositórios, sendo que todos apresentam como tema central botânica e podem ser aplicados para ensino básico. Esses objetos foram avaliados de acordo com critérios de usabilidade. Para concretizar o estudo, Lynara produziu uma Wiki disponível online e editável a todos os usuários, como forma de auxiliar os docentes a aplicar as tecnologias em suas aulas.

Na sequência, o acadêmico Martinho Jost Wendt, que é graduado em Letras/ Português e Inglês pela UNICRUZ, defendeu o artigo intitulado “A abordagem CLIL: desafios para sua implementação em escolas públicas brasileiras”. Compuseram a banca avaliadora, a orientadora Paula Gaida Winch, Doutora em Letras (UFSM), Fernanda Schneider, Doutora em Letras (PUC-RS) e Tarsila Rubin Battistella, Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS). O artigo de Martinho visa refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no Brasil, traçando um panorama histórico das metodologias utilizadas desde a implantação desta disciplina até a atualidade, atribuindo maior atenção à análise e reflexão sobre possível implementação da abordagem CLIL nas escolas públicas.

brasileiras. O estudo evidencia que desde o princípio o ensino de inglês não tem alcançado resultados satisfatórios. Portanto, diante da insatisfação e do desprestígio em que se encontra o ensino da língua inglesa, a abordagem CLIL apresenta-se como uma proposta metodológica a ser considerada como uma alternativa para reverter o quadro atual.

Texto: Prof. Dr. Adilson Barbosa