Início do conteúdo

Projeto Pretende Desenvolver Sistema para Classificação de Pacientes Asmáticos


O projeto “Desenvolvimento de um sistema especialista para classificação de pacientes asmáticos”, sob a coordenação do professor Edimar Manica, pretende desenvolver um protótipo de sistema que classifica pacientes asmáticos e fornece recomendações. Essa pesquisa é fomentada pelo Edital IFRS Nº 78/2017 – Apoio A Projetos Cooperados de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Para realizar esse projeto, o professor Edimar e o bolsista Rafael Muller Gruhn estiveram em Passo Fundo/RS na Clínica do Pulmão para uma entrevista com os médicos Dr. Vinícius Dal Maso, pneumologista, e Dr. João Isidro Fracasso, cirurgião torácico. A intenção foi coletar informações que serão fundamentais para o desenvolvimento do sistema e entender melhor a área de aplicação da pesquisa.

A conversa foi acompanhada pelo Dr. Enrique Pokulat, diretor técnico da Clínica Integrada de Especialidades Médicas (CIEMP) de Ibirubá, que é parceira de pesquisa do IFRS nesse trabalho.

Os próximos passos estão relacionados à documentação dos requisitos, na qual será elaborado um projeto do sistema e então novamente apresentado à equipe técnica para validação e posterior desenvolvimento.

Fim do conteúdo