Projeto do Campus Ibirubá é contemplado em Edital da FAPERGS

O projeto de pesquisa “Perfil do leitor estudante do ensino técnico integrado ao Ensino Médio e perfil do leitor estudante-trabalhador do curso subsequente”, coordenado pela professora Dra. Fernanda Schneider, foi um dos selecionados no EDITAL FAPERGS 10/2021 AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO – ARD/ARC, que tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa de recém-doutores ou de doutores que tenham sido recém contratados (celetista ou estatutário), viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Partindo da acepção de que a leitura é uma das principais formas de promoção do conhecimento,  a pesquisa tem por objetivo investigar o perfil leitor de estudantes em cursos de ensino técnico integrado ao ensino médio e cursos subsequentes, considerando a relação com dados linguísticos, neuropsicológicos e sociodemográficos. O estudo conta com a participação de oito pesquisadores: Profa Dra. Fernanda Schneider (IFRS – Campus Ibirubá), Profa. Dra. Lucilene Bender de Sousa (Campus Farroupilha), Profa.  Dra. Diane Blank Bencke (Campus Alvorada), Profa. Dra. Silvani Lopes Lima (Campus Ibirubá), Profa. Dra. Sabrine Amaral Martins Townsend (UNISC), Vanessa Castro (Psicóloga, Campus Ibirubá), Andreia Teixeira Inocente (Pedagoga, Campus Ibirubá) e Ana Paula de Almeida (Assistente Social). O estudo terá duração de dois anos e será realizado em três Campus do IFRS (Campus Ibirubá, Campus Farroupilha e Campus Alvorada).

O financiamento da FAPERGS viabiliza a execução do estudo e os principais resultados e impactos a partir da concretização da pesquisa estão relacionados a um melhor conhecimento da população que fará parte do estudo, no que diz respeito aos aspectos analisados e à obtenção de dados que possibilitem o direcionamento de ações e estratégias para o efetivo trabalho com a leitura. Com os dados, é possível traçar objetivos e mobilizar ações e políticas públicas que contribuam para o efetivo desenvolvimento da compreensão leitora.