Projeto do curso de matemática relembra mulheres marcantes na área

Valorizar a presença feminina em áreas historicamente dominadas pelos homens, como a matemática, é uma forma de reconhecer o pertencimento das mulheres na construção de um campo que muitas vezes não lhes dá o devido crédito. Pensando nisso, os estudantes Caroline Ruppenthal Weber, João Arthur de Bortoli do Amaral e Paola Maria Hanisch Brum foram atrás de histórias motivadoras de mulheres que transformaram a matemática e contaram esses percursos em um vídeo.

A atividade foi desenvolvida no curso de matemática – licenciatura, mais especificamente no componente de História da Matemática, ministrado pelo professor Me. André Ricardo Dierings. Segundo o professor André, “o tema foi escolhido pelos próprios alunos, considerando principalmente a necessidade de uma releitura da História da Ciência e o devido registro das mulheres que foram fundamentais no desenvolvimento científico”.

O vídeo cita mulheres desde o ano 370 D.C., como Hipácia de Alexandria, que morreu apedrejada por questionar o geocentrismo e considerar que os planetas orbitavam em torno do sol, passando por nomes conhecidos como Marie Curie, que era matemática, química e física e ganhou o prêmio nobel duas vezes, e finalizando com uma grande professora e pesquisadora Brasileira, Nilza Bertoni, que foi a primeira presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O vídeo completo, com essas e muitas outras personalidades importantes da matemática, está disponível no youtube.