Projeto de TCC testa eficiência de conjunto de trator e semeadora

O teste de mensuração de esforço de tração por um trator em uma semeadora é importante para avaliar o desempenho e a eficiência do conjunto. Durante o teste, o trator é acoplado à semeadora, por uma interface de mensuração e submetido a diferentes condições de carga, representativas das situações encontradas no campo. Esse teste fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Joel Trevisan, do curso de Engenharia Mecânica.

Sob supervisão do orientador Cristiano Kulman e com o apoio do técnico em agropecuária Maiquel Gromann, foram definidos parâmetros como a velocidade de deslocamento e a profundidade de trabalho da semeadora. Em seguida, o trator iniciou o movimento, puxando a semeadora através do percurso de teste, durante o qual foram registradas diversas variáveis ​​importantes, como a força de tração exercida pelo trator, a profundidade de trabalho da semeadora e a velocidade de deslocamento. Esses dados são coletados por meio de sensores instalados no equipamento e registrados em um sistema de aquisição de dados.

Após a conclusão do teste, os dados serão analisados pelo estudante a fim de avaliar o desempenho do conjunto trator-semeadora. Isso inclui a determinação da eficiência operacional e a capacidade de tração do trator em diferentes condições de solo. Com isso, é possível fazer ajustes no sistema, se necessário, para otimizar o desempenho e a eficiência da operação de semeadura. Essa análise auxilia na melhoria da produtividade e a qualidade do plantio realizado pelo conjunto trator-semeadora, além de fornecer dados de esforços para dimensionamento dos implementos agrícolas.