Projeto de Extensão de Manutenção Industrial une IFRS e comunidade espumosense

O IFRS Campus Ibirubá colabora com prefeituras e empresas da região para fornecer cursos de capacitação para diferentes públicos. A prefeitura de Espumoso já procurou o Campus em outras oportunidades e desenvolveu uma parceria sólida com a área de eltromecânica. Agora, em parceria tripla entre IFRS, Prefeitura de Espumoso e Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda. – Cotriel, será ofertado o curso de extensão “MANUTENÇÃO INDUSTRIAL: Uma forma de inclusão social para jovens e adultos”.

No dia 30 de agosto de 2023, às 14 horas, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá (IFRS) sediou uma reunião, no Gabinete da Direção, entre os responsáveis pela parceria no IFRS, o Prof. Moisés Nivaldo Cordeiro, o Prof. Giancarlo Schleder, o coordenador de desenvolvimento institucional Lucas de Andrade, o coordenador de pesquisa Alexandre Sá e o coordenador de extensão Rafael Scapini; Roseli Lourdes Signor, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação da Prefeitura Municipal de Espumoso; e Cristiano Ferreira de Camargo, Coordenador do Setor de Manutenção da Cotriel. A conversa versou sobre a organização geral do projeto, que deverá ser colocado em prática nos próximos dias conforme o calendário proposto na reunião, ainda foi alinhado como se dará a participação de cada instituição no desenvolvimento das atividades.

O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social de jovens e adultos por meio do aprendizado e prática em manutenção industrial. A iniciativa visa a capacitar os participantes com habilidades técnicas relevantes, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Conforme o responsável pelo projeto, Prof. Moisés Cordeiro:
– O IFRS reafirma seu compromisso com a educação, a inovação e a promoção do desenvolvimento local por meio de colaborações estratégicas. Este projeto de extensão representa um passo importante na direção de um futuro mais inclusivo e próspero para os habitantes da região.