Projeto de Dignidade Menstrual é iniciado no IFRS campus Ibirubá

O IFRS começou este ano a implementar o Projeto de Dignidade Menstrual como forma de criar estratégias de conscientização e de combate à pobreza menstrual. A pobreza menstrual é uma realidade vivenciada por muitas pessoas que menstruam no Brasil – meninas e mulheres, bem como pessoas trans. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual, a água tratada, a um banheiro privativo e seguro, bem como tabus, preconceitos e falta de informações, são algumas formas como a pobreza menstrual está presente na vida de milhões de pessoas.

Buscando dialogar sobre essa realidade e combater seus prejuízos, especialmente no contexto da educação, o IFRS desenvolveu o Projeto Dignidade Menstrual. O objetivo é promover a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis e coletores reutilizáveis para estudantes que necessitam. Está prevista ainda a realização de atividades educativas relacionadas ao corpo, à sexualidade e à reprodução para toda a comunidade acadêmica.

No campus Ibirubá, o projeto começou a ser colocado em prática na semana do dia 24 de outubro, com a colocação de caixinhas nos banheiros para compartilhamento de absorventes, junto a folders informativos. As estudantes também podem solicitar produtos de higiene menstrual (absorventes e coletores menstruais) pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe02qy4c5jFK1xNuvxOL_i1MtjtyddINaShAAUrD4Mu8c25ig/viewform?usp=sf_link

Para marcar o início do projeto foi realizada palestra no dia 27 de outubro com a Drª Juliana Mariotti, ginecologista e obstetra de Ibirubá. Ela conversou com estudantes do ensino médio e dos cursos superiores sobre saúde reprodutiva, dignidade menstrual, métodos contraceptivos, e outros temas relacionados. A conversa possibilitou às estudantes tirarem dúvidas, compartilharem informações e dialogar abertamente sobre esses temas.

Foi realizado também momento de exibição de curtas metragens e vídeos debatendo o tema da dignidade menstrual, a partir dos curtas “First Period: An MHM Story” e “Absorvendo o Tabu” e de reportagem jornalística sobre o tema. A atividade foi conduzida pelos docentes Silvani Lima, Gabriel Garmendia e Anna Carolina Confortin.

O projeto Dignidade Menstrual do IFRS foi idealizado a nível de instituição pela Assessoria de Gênero e Sexualidade, pela Diretoria de Assuntos Estudantis, e é executado no campus em conjunto pela Coordenação de Assistência Estudantil e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS).