Projeto de alfabetização científica do Campus Ibirubá realiza encontro em Tapera

O projeto “Alfabetização Científica como uma possibilidade de inclusão social” realizou sua segunda atividade na quarta-feira, 29 de junho, na Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Lothário Chassot, de Tapera-RS. O projeto é coordenado pelo professor Ivo Mai e conta com a participação do professor Jonas Anversa e das professoras Sandra Peringer, Ângela De Mamann e Heilande Pereira. Os alunos e egressos do curso de Matemática do Campus Ibirubá também participam das atividades. A bolsista Paola Brum e a egressa Karine Camargo auxiliam os professores na elaboração e execução das atividades, bem como outros bolsistas do ensino médio integrado.

O projeto de formação continuada de professores visa propor condições para a alfabetização científica, fornecendo sugestões de atividades, materiais e recursos didáticos para auxiliar os professores no planejamento e dinamização das aulas de Ciências e Matemática. Com isso, objetiva-se despertar no aluno o espírito científico, levando-o a relacionar conceitos e saberes com o contexto social no qual está inserido. A oficina e as  práticas pedagógicas acontecem  numa perspectiva interdisciplinar, partindo de temas de Fisica e Matemática, com a participação ativa dos professores e gestores.

Os participantes das oficinas são convidados a avaliar a atividade. Eles destacam que as ações contemplam os interesses e necessidades, construindo novas práticas para um  ensino mais dinâmico. A perspectiva é que os trabalhos do projeto sigam em execução ao longo do ano letivo, contemplando mais escolas públicas da região e abordando diferentes temas relacionados às áreas em questão.