Projeto de Alfabetização Científica como possibilidade de inclusão social

O IFRS Campus Ibirubá cumprindo com sua função social de atuar junto à comunidade local e regional desenvolve vários projetos de pesquisa e de extensão.  Um destes é o “Projeto de Alfabetização Científica como possibilidade de inclusão social” desenvolvido junto às escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Fortaleza dos Valos,  Tapera  e Centro Social Nestor Mendes- Ibirubá/RS  que tem por objetivo  Propor condições para uma alfabetização científica, fornecendo sugestões de atividades, materiais, recursos didáticos para auxiliar os professores nos planejamentos e dinamização das aulas de Ciências e Matemática de forma a despertar no aluno o espírito científico, levando-o a relacionar conceitos e saberes com o contexto social em que está inserido. As ações acontecem sempre a partir da demanda e necessidade dos professores, alunos e gestores, envolvendo oficinas e práticas pedagógicas baseadas no diálogo e participação ativa dos envolvidos.

No dia sete de junho, no município de Fortaleza dos Valos ocorreu a primeira atividade do Projeto deste ano e contou com a participação dos professores de Física, Matemática, Ciências, gestores da rede municipal e estadual de educação, da diretora  do campus, professora Sandra Peringer, do coordenador do  projeto, professor Ivo Mai,  das  professoras Ângela de Mamann e Heilande Pereira  e da  ex aluna da Licenciatura em Matemática Karine Camargo.  O projeto conta ainda com a participação de bolsistas, alunos  do Ensino Médio e dos cursos de Ensino Superior.  Na avaliação dos participantes o momento foi de grande aprendizado e troca de conhecimentos, motivando os professores para a dinamização de suas práticas com as turmas em que atuam. Outras ações do projeto serão futuramente realizadas com os alunos e professores das respectivas escolas participantes.