Projeto Ciência Revelada Aborda Odontologia

Desta vez a atividade do projeto Ciência Revelada, coordenado pela professora Ana Dionéia Wouters, aconteceu nas dependências da Escola Edison Quintana no dia 8 de agosto. Para conversar com os estudantes sobre a ciência na odontologia foi convidada a Cirurgiã-dentista Daniela Stefanello Beituni, que elucidou aspectos científicos na prática da sua profissão.

O público foi composto pelos estudantes da Escola Edison Quintana, Escola Hermani e os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do instituto federal. Durante a atividade, Daniela falou sobre aspectos da saúde bucal, aspectos estéticos e tecnologias utilizadas rotineiramente nos consultórios odontológicos, salientando o que há de mais moderno na odontologia atualmente. A profissional iniciou sua fala dizendo que os cuidados com a saúde bucal começam ainda na gestação, juntamente com o pré-natal, tornando-se um aspecto importante para a saúde integral do bebê.

Foram salientados aspectos importantes para a saúde bucal das crianças, principalmente as relacionadas a hábitos de higiene e produtos mais adequados para crianças, bem como a importância de uma nutrição adequada, evitando o consumo de açúcar até os 2 anos de idade. Salientou o quanto é importante fazer observações minuciosas da boca do paciente, uma vez que algumas manifestações podem indicar doenças graves como diabetes e problemas de tireoide, além de permitir visualizar aspectos de higiene bucal, como indicativos do uso adequado do fio dental e da escovação. Ainda explicou sobre a evolução dos tratamentos ortodônticos com novos materiais mais tecnológicos, que podem tornar-se quase invisíveis, móveis e menos incômodos, além disso a evolução das tecnologias digitais na hora de projetar aparelhos, próteses, implantes que permitem facilidades na hora do projeto, com o uso de scanners que copiam fielmente detalhes da cavidade oral dispensando o uso de moldagens.

A profissional apresentou muitas técnicas que são utilizadas para se restabelecer a saúde, estética e função, assim como trazer bem-estar, que vai muito além da análise dos dentes e sim de todo o paciente. Alguns dos procedimentos citados foram a aplicação de toxina botulínica para harmonização facial, usada para relaxamento muscular, também quando se faz apertamento severo dos dentes, para tratar alguns tipos de enxaquecas, assimetrias da face, entre outros. Também falou da reestruturação da face, para reverter efeitos do envelhecimento com o uso do ácido hialurônico, microagulhamento, fios de PDO, entre outros. Citou as novas tecnologias com o uso de lasers, o uso do ozônio e as terapias com agregados plaquetários( PRP), todos procedimentos permitidos e regulamentados pelo conselho de Odontologia.

Nos próximos dias acontecerão mais atividades do projeto: Dia 22/08, as 9h na ONG Filhos do Coração a Tecnologa em Produção de Alimentos Tássia Schwantes irá ministrar uma oficina intitulada: Aproveitamento integral de alimentos. Dia 05/09, a atividade será no Campus Ibirubá com a professora da Unipampa Flávia Dalla Nora, que irá falar sobre teorias da conspiração da indústria farmacêutica/alimentícia/agroquímica, fármacos mais utilizados hoje e qual o caminho percorrido para se chegar a um medicamento. As oficinas são abertas ao público em geral.