Início do conteúdo

Projeto busca traduzir novos conceitos para LIBRAS


A Língua Brasileira de Sinais – Libras é a língua oficial utilizada pelas pessoas surdas como forma de comunicação. A língua possui diferentes sinais que representam palavras do português e, embora alcance muitas áreas, alguns conteúdos ainda possuem um deficit que prejudica a interpretação.

Esse é o caso de diversas palavras da área de agronomia, onde nomes de máquinas e plantas ainda não possuem um gesto específico. Para isso, o projeto “SignIFcando saberes em Libras”, coordenado pela servidora Sabrine de Oliveira, busca o estudo de conceitos e criação de novos gestos.

Os bolsistas do projeto, Everton Placido e Pedro Henrique Rocha de Oliveira, são estudantes dos cursos de agronomia e técnico em agropecuária. Como surdos, eles têm dificuldades em entender parte das aulas, portanto iniciaram a pesquisa dos conceitos, que envolve explicações e visualização de imagens, para criar os gestos. Com o auxílio dos professores e das intérpretes de Libras, Sabrine de Oliveira e Tatiane Glienke, eles selecionam os conteúdos, estudam, avaliam e traduzem.

Após a criação, os gestos serão submetidos para a comunidade surda analisar sua pertinência, após aprovados, será criado um banco de dados, em forma de canal de vídeo, onde os novos gestos serão divulgados e poderão beneficiar mais pessoas surdas que trabalham nessa área. Atualmente, o projeto está em fase de pesquisa dos conteúdos.

Fim do conteúdo