Início do conteúdo

Professora do Campus Ibirubá lança livro sobre mineração de dados educacionais


A professora Vanessa Faria de Souza, da área de informática/computação do IFRS Campus Ibirubá, lançou o livro intitulado “Os Avanços da Mineração de Dados Educacionais: Processo, Tendências Temáticas e Técnicas de Mineração”.

A publicação tem como propósito proporcionar uma fonte com diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores conceituados na área de MDE, muitos dos quais apoiaram o surgimento desse campo de pesquisa, e apresentar por meio da visão desses pesquisadores como o campo tem evoluído desde o seu surgimento, bem como descrever sua consolidação como área de pesquisa e suas perspectivas futuras. Vanessa destaca que o livro é parte de sua pesquisa de doutorado: “condensei tudo o que considerei relevante em um livro, que aborda de forma Introdutória, mas bastante completa, o processo de Mineração de Dados Educacionais, englobando uma abordagem que eu mesma desenvolvi, com base em diversos especialistas na área, para realização do desenvolvimento da Mineração, além disso explana o contexto de evolução da Mineração de Dados Educacionais no decorrer do tempo, desde a origem até os dias atuais, e sua consolidação como área de pesquisa”.

O livro ainda pode dar suporte à pesquisadores iniciantes que desejam se aprofundar sobre as principais tendências temáticas da MDE nos últimos anos; as principais técnicas aplicadas no contexto da MDE, com explicações de forma simples e clara. A professora ressalta que teve dificuldades no inicio de sua pesquisa especialmente por não encontrar materiais em português e com métodos bem detalhados: ” a maioria dos autores aborda apenas de forma superficial o processo de Mineração, e em seguida expõe os resultados, então pensei em criar um livro como um manual que pudesse ser um apoio, em especial para pesquisadores iniciantes como eu era no início do doutorado”. O trabalho também aborda exemplos de aplicação do processo de MDE, de forma detalhada, para que mesmo aqueles que não têm familiaridade com o processo de mineração de dados sintam-se capazes de desenvolver suas próprias aplicações.

Ela comenta sobre os inúmeros desafios que enfrentou ao desenvolver um material pioneiro na área, principalmente para escrever algo acessível, de fácil compreensão para pesquisadores iniciantes. Mas mesmo com as dificuldades, a professora enfatiza que foi uma grande realização pessoal e profissional ter escrito um trabalho completamente autoral. Por fim, agradece ao IFRS, visto que o material foi contemplada no Edital IFRS nº 09/2021 de auxílio à publicação de produtos bibliográficos e reforça a importância de incentivar publicações, pois é por meio delas que, segundo a professora, se viabiliza “difundir o conhecimento científico tão necessário para o avanço sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica”.

O livro completo está disponível no link: https://editorabagai.com.br/product/os-avancos-da-mineracao-de-dados-educacionais-processo-tendencias-tematicas-e-tecnicas-de-mineracao/  

Fim do conteúdo