Pré-IF visita Campus Ibirubá em preparação para o Processo Seletivo

O Projeto de Extensão Pré-IF proporciona o reforço de matérias escolares para crianças e jovens em vulnerabilidade social. O projeto busca incentivar esses alunos a iniciar seus estudos no IFRS Campus Ibirubá, os preparando para a prova do processo seletivo.

Em uma das atividades, os estudantes foram convidados a vir até o Campus para aprender um pouco mais sobre química. A técnica em laboratório de química Sandra Meinen da Cruz e o professor Edimilson Porto criaram um circuito no laboratório, onde em cada fase os estudantes tiveram a oportunidade de aprender desde conceitos básicos de química, como o estado físico dos elementos e a separação de misturas homogêneas e heterogêneas, até conteúdos mais complexos, como atomística, onde é feita a queima de elementos que provocam chamas de cores diversas, bem como as reações de ácido/base demonstrando aplicações práticas de como esse conhecimento pode ser utilizado no dia a dia.

Os visitantes também puderam esclarecer dúvidas a respeito do formulário de isenção de taxa de inscrição, disponível para candidatos ao processo seletivo que possuem renda inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Com isso, jovens em vulnerabilidade social podem realizar o processo seletivo do IFRS sem a necessidade de pagar a taxa de inscrição que varia de R$35,00 para cursos técnicos e R$50,00 para cursos superiores.