Pesquisa da Especialização aborda Ensino Híbrido

Nesta segunda-feira, 19 de agosto de 2019, o Curso de Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, do IFRS – Campus Ibirubá, realizou mais uma banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da turma que iniciou em 2018. Composta por quatro professores avaliadores, a mesa assistiu à apresentação do Artigo Final do acadêmico João Volnei Guerra Spagnol, que é formado em Direito pela Unijuí e possui bacharelado em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar.

João decidiu abordar o tema “Da passividade à postura ativa: O que o ensino híbrido traz em favor da aprendizagem e aprimoramento do Ensino Médio”. Segundo ele, a pesquisa foi motivada pela sua experiência em gestão escolar, que permitiu vivenciar e constatar muitas dificuldades no ambiente escolar, que está cada vez mais desafiado a encontrar soluções que o tornem mais atrativos e dinâmicos. Ele agradeceu a oportunidade de cursar pós-graduação numa instituição que, além de ser pública e gratuita, prima pela qualidade, e agradeceu por ter sido orientado pelas professoras Lucilene e Fernanda que sempre foram prestativas e encorajadoras. Disse ser grato também à sua família pelo apoio incondicional durante essa conquista.

As orientadoras de João também elogiaram-no ao afirmarem que, mesmo enfrentando problemas de saúde que lhe exigiam muito tempo em tratamento médico, ele nunca pensou em desistir e sempre demonstrou empenho e entusiasmo em prosseguir a pesquisa. Para o coordenador-adjunto do curso, Adilson Barbosa, “João é um exemplo de superação e serve de inspiração para todos nós, pois comprova que, mesmo diante das adversidades, é possível, com coragem e determinação, suplantar os obstáculos e concretizar nossos sonhos”. A banca foi composta por Paula Gaida Winch, Doutora em Letras (UFSM), por Raquel Lorensini Alberti, Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e pela co-orientadora Fernanda Schneider, doutora em Linguística (PUC-RS), todas docentes do IFRS- Campus Ibirubá. A orientadora Lucilene Bender de Souza, doutora em Linguística (PUC-RS), completou a banca através de webconferência, uma vez que atualmente é docente do IFRS – Campus Farroupilha e não pode se fazer presente.

O artigo de João procurou estudar alternativas de mudança no formato das aulas expositivas predominantes em escolas públicas, trazendo como opções os métodos relacionados ao ensino híbrido. Com isso, pretendeu investigar e propor caminhos mais adequados para a aplicação no ensino médio dessa metodologia. Propôs aprofundar os conhecimentos sobre o ensino híbrido, respondendo como ele pode proporcionar mudanças de posturas e melhorar o ambiente escolar, onde professores e alunos se sintam motivados.

*Texto e Fotos: Prof. Dr. Adilson Barbosa