Parceria do Campus Ibirubá com Stara permite aquisição de novos equipamentos

Uma das premissas do IFRS-Campus Ibirubá é auxiliar no desenvolvimento e inovação regional, contribuindo para o fortalecimento das regiões nas quais está inserido, firmando parcerias e cooperação tecnológica que envolvam pesquisa aplicada, produção cultural, empreendedorismo, cooperativismo, no âmbito da educação, ciência e tecnologia. Para que isso ocorra de forma constante e planejada, o esforço em conjunto com outras entidades locais é muito importante.

Nesse sentido, o projeto intitulado “Avaliação de equipamento dinâmico para medida de parâmetros físico-químicos de solo”, sob coordenação da servidora Sandra Meinen da Cruz e do servidor Daniel Uhry, têm como objetivo a avaliação de sensores para a medida de matéria orgânica e pH no solo.

O grupo conta com a participação dos servidores Ronaldo Serpa da Rosa (Campus Bento Gonçalves) e do professor Juliano Dalcin Martins (hoje docente da UFSM). O projeto está em andamento desde o ano de 2017, envolvendo professores, alunos e técnicos administrativos da Instituição, principalmente da área das Ciências Agrárias, em destaque a de solos, máquinas e agricultura de precisão.

Através desse projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Stara S/A, neste ano o Campus Ibirubá adquiriu um equipamento muito importante para as atividades de ensino e pesquisa. Foi adquirido um distribuidor centrífugo Twister 1500 APS e um monitor Topper 5500, ambos da marca Stara. Com esse conjunto será possível manejar a área agrícola do Campus com taxa variada de insumos, permitindo a ampliação de pesquisas e atividades de ensino relacionadas à agricultura de precisão.

Além disso, a parceria da empresa com o campus que iniciou em 2017 tem trazido diversos benefícios para ambas as partes, como o desenvolvimento científico tecnológico e o investimento de mais de R$ 200.000,00 em equipamentos e insumos para os laboratórios do campus, investimento no incentivo ao estudo e a pesquisa por meio de bolsas de pesquisas, publicações científicas, realização de cursos e participações de alunos e servidores em eventos científicos. Porém, o mais importante de todos os resultados alcançados é o encaminhamento dos nossos alunos para o mercado de trabalho (cada vez mais preparados) e o conhecimento gerado, que é intangível.

Registramos nosso agradecimento à empresa pela possibilidade de adquirirmos os referidos equipamentos.