Início do conteúdo

Palestra qualifica Apicultores da Região


O projeto “Fortalecimento da Apicultura no Município de Ibirubá e Região 2019”, coordenado pela professora Renata Porto Alegre Garcia, realiza palestras, oficinas e visitas técnicas para produtores de mel de toda a região. A evolução da atividade é constante, criada em 2014, já auxiliou até mesmo na criação da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Ibirubá e Região – APISMELIR, que hoje tem sede provisória no Campus Ibirubá e realiza reuniões mensais com os associados, com o objetivo de cooperação para conseguir melhores condições nesse ramo.

Desde o início, a parceria com a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural permitiu reunir o público e começar os trabalhos de capacitação. Hoje, também fazem parte da parceria a APISMELIR e a A.B.E.L.H.A – Associação Brasileira de Estudos das Abelhas.

Junto com o projeto “Lapis: Aprendendo na Prática”, que trabalha em sala de aula por meio de monitorias e realização de atividades de aulas práticas, são quatro bolsistas que estudam o manejo, a organização e a criação das abelhas. Eles procuram discutir e entender os conceitos e técnicas para poder passar esses conhecimentos para os apicultores de forma didática e objetiva. O grupo também busca alternativas para incentivar novos produtores a investir na apicultura, segunda a professora Renata: “A apicultura está envelhecendo, então um de nossos objetivos é atrair o pessoal jovem, e também as mulheres, para fazerem parte dessa atividade.”

A última reunião do projeto aconteceu dia 15 de maio e contou com 52 participantes, entre eles apicultores, agricultores, alunos e público interessado no tema. A atividade foi conduzida por Ana Lucia Assad e Katia Paula Aleixo, elas trabalharam temas voltados para o aumento da produtividade das colmeias e conservação das abelhas. Ambas palestrantes fazem parte da A.B.E.L.H.A – Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, que é uma plataforma de pesquisa mantida pelos associados, onde são realizados estudos sobre vários assuntos relacionados à apicultura.

Fim do conteúdo