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Palestra aborda possibilidades da adaptação curricular para a inclusão


Aconteceu na segunda-feira, dia 26 de junho, às 14 horas, a palestra “Desafios e possibilidades da adaptação curricular na educação profissional técnica de nível médio integrado no Campus Ibirubá”, transmitida ao vivo no IFMG no YouTube (IFMG Play), que aborda um estudo de caso de ação de inclusão na Rede Federal de Educação.

Promovido pelo setor de Políticas Inclusivas da Diretoria de Assuntos Estudantis, o evento discutiu os desafios e as possibilidades da adaptação curricular no ensino técnico de nível médio integrado, a apreensão dos professores ao saber que terão um estudante com necessidades educacionais específicas e as estratégias que estão sendo construídas no Campus Ibirubá por meio do trabalho realizado pelo Napne.

A palestra foi ministrada pela pedagoga Andréia Teixeira (à esquerda), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá, especialista em Supervisão e Gestão Escolar; e pela tradutora intérprete de Libras Sabrine de Oliveira (à direita), integrante do Núcleo de Atenção à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do mesmo campus; especialista em Tradução, Interpretação e Docência de Libras.

As palestrantes destacaram que as instituições de ensino profissional e tecnológico devem acolher e incluir a todos, garantindo não somente o acesso, mas a permanência e o êxito dos estudantes. Para isso, é preciso prezar pela qualidade do processo pedagógico que envolve todas as ações vinculadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), o que requer o engajamento de toda a comunidade escolar, especialmente o comprometimento dos docentes. No entanto, argumentam, a formação acadêmica não é suficiente para preparação dos professores para a heterogeneidade da sala de aula.

Confira o vídeo completo da palestra.

Fonte: IFMG Campus Ouro Branco

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