Palestra aborda perspectivas do mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação

Os estudantes dos cursos de Informática e Ciência da Computação tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho na área com a palestra do egresso do curso Técnico em Informática, Julio Sieg, que hoje é cientista da computação e trabalha como desenvolvedor de software na empresa Nelogica em Porto Alegre/RS.

Julio falou a respeito das metodologias que as empresas adotam atualmente, dando preferência para as ágeis, que facilitam o ambiente de trabalho. Dentro da área de tecnologia, são adotados diversos softwares que auxiliam na produtividade, por exemplo, no caso do controle de tarefas utiliza-se o apoio do kanban, nas tecnologias de controle de versões, o gitlab e o github, e ainda há a possibilidade de integrar esses dois processos por meio do JIRA, o que descomplica o trabalho em equipe.

Dentro das empresas de tecnologia são adotadas, também, algumas abordagens de gerenciamento de equipes, como por exemplo:

Nelotalks: eventos promovidos pela empresa para que os funcionários possam compartilhar uns com os outros os conhecimentos extras que possuem.

Meetups: Onde as empresas sedem seus espaços físicos para reuniões e grupos de estudos sobre determinados temas.

Daily Meeting: reuniões curtas onde os membros da equipe informam o que estão fazendo e quais as suas dificuldades.

Por fim, Julio comentou a respeito das características que as empresas consideram na hora de contratar um profissional. Foram vários aspectos

abordados, dentre os quais três se destacam: Primeiro, ter um portfólio, independente se for algo desenvolvido em outra empresa, em um projeto de pesquisa ou mesmo por conta própria. Segundo, atuação social, o candidato participar de eventos na comunidade em que vive, participar de projetos sociais, etc. E terceiro, capacidade de aprender coisas novas por conta própria, como uma nova linguagem. O palestrante destacou que existem muitas vagas para profissionais qualificados e que o mercado está em crescimento.

Após a fala de Julio, o coordenador do curso de Ciência da Computação, Tiago Rios da Rocha, compartilhou com os estudantes o plano de ação para 2020, entendendo que é necessária a participação de todos nas decisões relativas ao curso.