Início do conteúdo

Palestra aborda Home Office


O curso de Ciência da Computação do IFRS Campus Ibirubá promove o conhecimento e a inserção de seus estudantes no mercado de trabalho. Nessa área as oportunidades são diversificadas e o conceito tradicional de trabalho, em que o empregado precisa estar na empresa por um determinado período do dia, já está ficando para trás, pois as empresas da área estimam que 75% das atividades poderão ser realizadas remotamente até 2020. O Home Office, ou Trabalho Remoto, foi tema de uma palestra de abertura do semestre que aconteceu em agosto.

O palestrante e professor do Campus Ibirubá, Rogers Prates de Pelle, trouxe conceitos importantes sobre essa modalidade de emprego que ganha destaque no cenário tecnológico. Segundo dados, nos últimos 10 anos o formato flexível passou de 9% dos trabalhadores para 37% e ainda demonstrou que eles são mais felizes do que os empregados que ficam no escritório. A relação entre o empregado e seu chefe se dá de maneira online, eles mantém contato durante o dia e podem esclarecer dúvidas e problemas de forma imediata.

As vantagens são muitas, no entanto, ainda é preciso desenvolver uma cultura voltada para o Home Office, pois o empregado precisa ter muita disciplina e organizar um espaço em casa para trabalhar de maneira adequada. Internet de qualidade, computador que suporte a atividade a ser exercida e periféricos para videochamadas são alguns dos requisitos básicos para iniciar nesse mercado. Para encontrar vagas existem sites especializados que oferecem oportunidades em todo o Brasil e até mesmo no exterior.

 

Fim do conteúdo