Orgulho LGBT é tema de debate

O NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) e o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) promoveram uma roda de conversa sobre o tema do Orgulho LGBT, que é comemorado no dia 28 de junho, trazendo o assunto para dentro do cotidiano dos/as estudantes, dentro e fora da escola. A atividade foi aberta com a leitura de um trecho do livro “Porque ser feliz quando se pode ser normal?”, autobiografia da escritora Jeanette Winterson. Logo em seguida, falou-se sobre a origem da data e foi aberto espaço para os presentes pudessem se manifestar.

O debate abordou a forma como os jovens lidam, hoje, com a LGBTfobia, com relatos de estudantes sobre suas vivências. Foi debatida a relação familiar, a forma como os diferentes espaços sociais tratam a população LGBT, e a forma como a sociedade em geral lida com as sexualidades que fogem da heteronormatividade. Os/as estudantes presentes relataram as especificidades de ser LGBT em cidades interioranas, bem como a dificuldade de saber se serão aceitos ou não nos ambientes que frequentam, principalmente na escola, o que os leva muitas vezes a se esconder, por medo de serem rechaçados.

Foram cerca de 40 participantes da roda de conversa, que foi aberta e voltada para toda a comunidade escolar, contando com a presença de estudantes do ensino médio integrado, professores/as e técnicos/as que tinham interesse na temática, pois essa foi uma atividade extraclasse. As pessoas presentes fizeram intervenções, colocaram sua opinião e deram seus relatos, sempre de forma respeitosa e buscando colaborar com a discussão. Estudantes participantes que não são LGBT’s falaram de como muitas vezes desconhecem o assunto, e consideram que precisam dialogar mais e aprender mais, com outros momentos de discussão sobre esse assunto e outros relacionados. Dos estudantes LGBT, houve relato da importância de espaços de discussão dentro da escola, pois faz com que se sintam mais aceitos.

Durante a atividade foram expostos livros que estão disponíveis na biblioteca e que abordam o assunto de forma voltada para o público jovem. Muitos participantes fizeram empréstimo destes e de outros livros após o término da atividade.

Esse trabalho foi proposto dentro de uma iniciativa para realizar atividades sobre assuntos diversos durante os intervalos de almoço. Mais atividades serão propostas no próximo semestre. Os organizadores também realizarão uma avaliação das atividades já realizadas, com o objetivo de aprimorar cada vez mais a proposta.

(Texto: Vanessa de Castro e Julia Blank)