Início do conteúdo

Oficina de Scratch


No dia 24 de Agosto, 17 estudantes e 5 professores da escola do campo de Rincão Seco estiveram visitando o IFRS Campus Ibirubá. A visita, na perspectiva da escola, é uma atividade que está integrada ao Programa União Faz a Vida, alinhada a projetos que estão em andamento nestas turmas. No que se refere ao IFRS campus Ibirubá, a visita está implicada ao espaço maker (IFMaker), que vem sendo constituído junto à instituição, fruto de vários projetos e editais, e vinculado ao Programa – LabIFMaker – Construindo ideias e conhecimento, que vem sendo coordenado pela professora Luciana de Oliveira, docente do curso de Ciência da Computação e do curso Técnico em Informática. O espaço maker – IFMaker Ibirubá, é um ambiente que permite que qualquer pessoa possa Criar, Experimentar e Compartilhar soluções criativas, mesmo sem conhecimento prévio. Neste espaço a intenção é que se “aprenda fazendo” e que os estudantes possam desenvolver competências como cocriação, colaboração, empatia, inventividade, proatividade e autonomia.

Na ocasião, as turmas do 4º e 5º anos também realizaram uma Oficina de Programação, com o software Scratch como ação vinculada ao Projeto Makers em expansão. Essas oficinas vêm sendo desenvolvidas no campus, na perspectiva da popularização e desmistificação da programação de computadores. O Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos, e itens de som e imagem, para você desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de proporcionar o compartilhamento destes, de maneira online. Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades, em mais de 150 países, e disponível em mais de 40 idiomas gratuitamente. Esta oficina teve como instrutores os estudantes do curso técnico em Informática: Caetano Augusto de Matos e Arthur Pierin Penz e como monitores: Pedro Henrique Ottoni Zanon, Diogo Lorenzo Barbosa, Luiz Fernando M. Andrade. Estes estudantes também são bolsistas de diferentes projetos de ensino, desenvolvidos pelos docentes dos cursos de Ciência da Computação e Informática, que tem articulação direta com o IFMaker.
Na visita ao laboratório IFMAKER Campus Ibirubá, os estudantes foram recepcionados pelo acadêmico de Ciência da Computação, Tiago de Lemos Soares, que é bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT), vinculado ao Projeto de Pesquisa “MOVE IFMaker: implantação, estruturação e viabilização do funcionamento do laboratório IFMaker do Campus IFRS – Ibirubá”, coordenado pelas docentes Lisiane Cézar de Oliveira e Luciana de Oliveira. Por meio deste projeto, a destacar, também foi viabilizada a aquisição de mais uma impressora 3D, para ampliar as possibilidades de ações no espaço maker.

Os estudantes da escola Rincão Seco, ao visitarem o IFMaker ganharam um objeto (Dinossauro) que foi projetado e impresso nos recursos do laboratório (softwares e impressora 3D) e, na oficina de programação com o Scratch, ao finalizarem o percurso na plataforma, receberam certificado de participação na atividade. Ainda, como encerramento, foi realizado um lanche com todos os participantes, ofertado pela IFRS Campus Ibirubá  e alguns servidores.
Para a professora Luciana de Oliveira, as ações que envolvem a comunidade são muito gratificantes, uma vez que é uma experiência enriquecedora para nossos estudantes e bolsistas que compartilham seus saberes, ampliam e desenvolvem diferentes competências, aprendem e se divertem com a integração.

Texto: Profª. Drª. Lisiane Cézar de Oliveira

Fim do conteúdo