Início do conteúdo

Novos animais reforçam cunicultura do Campus Ibirubá


O setor de cunicultura do Campus Ibirubá recebeu a doação de 10 novos animais na última semana. O cunicultor Luiz Büttenbender, de Dois Irmãos/RS, doou um casal de cada uma das seguintes raças: Nova Zelândia Branco, Nova Zelândia Vermelho, Califórnia e Borboleta e mais duas fêmeas da raça Chinchila.

A professora Renata Garcia, uma das responsáveis pelo setor, destaca que a doação foi muito importante nesse momento, pois os animais que já existiam no Campus são mais velhos e a consanguinidade impedia a reprodução entre eles. As raças produzidas no Campus são de porte médio e voltadas para a produção de carne e utilizadas para atividades de ensino e pesquisa realizadas pelos estudantes do curso técnico em agropecuária e da agronomia.

O veterinário Jônatas Breuning, que trabalha com cunicultura em Dois Irmãos, fez a avaliação dos animais e possibilitou a emissão da guia de transporte animal para trazer os coelhos até o Campus, a qual foi realizada pela professora Renata e pelo coordenador de infraestrutura Edson Bueno. Mesmo passando por avaliação veterinária, os animais ficarão em quarentena no Campus antes de serem introduzidos na criação atual.

Por fim, a professora Renata ainda destaca que o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de carne de coelho, e que embora essa criação não seja muito difundida, a carne é de ótima qualidade e o ciclo rápido dos animais torna-os excelentes para atividades de ensino e pesquisa.

Fim do conteúdo