Novidades no projeto Leia + Mulheres

O projeto Leia + Mulheres busca incentivar e debater temas pertinentes sobre literatura e sociedade no contexto feminino. O projeto iniciou em 2019 e passou por modificações em 2020: a professora Silvani Lopes Lima assume a coordenação das atividades em Ibirubá, mas segue apoiada pela psicóloga Vanessa Castro, enquanto a professora Nathália Gasparini atua em Restinga e o professor Vinicius Linné atua em Tapera. O projeto conta também com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e do Coletivo Ovelhas Negras.

As atividades do projeto visam principalmente fomentar a literatura feita por mulheres, mas também abordar  temas e preocupações relativas ao ser mulher no século XXI e quais as lutas que ainda precisam de suporte. No dia da mulher, em março, o projeto lançou uma cartilha que explica melhor as mudanças e as propostas da ação: Confira aqui.

Para as próximas etapas, a professora Silvani deixa o convite para a contribuição de alunos e servidores a fim de divulgar leituras sugeridas na página do Leia + Mulheres no facebook. A ideia é que alunos e servidores indiquem livros de suas autoras favoritas, basta enviar para o e-mail [email protected] um texto de até 250 palavras falando sobre a obra e/ou um pequeno fragmento que gostaria de dar destaque, bem como seu nome completo (curso que frequenta, se aluno) e uma foto que apareça seu rosto. Silvani ressalta: “Indique quantas obras quiser, teremos todo o prazer em publicar a(s) sua(s) dica(s) de leitura em nossa página”.