Nova gestão de diretório acadêmico da Agronomia toma posse no IFRS – Campus Ibirubá

Com a realização do último processo eleitoral para o Diretório Acadêmico da Agronomia – DEAAGRO, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá, uma nova Chapa tomou posse na quinta-feira, 12. O processo eleitoral se iniciou no dia 23 de agosto e teve apenas uma chapa inscrita. Por esse motivo, conforme o Edital de Eleição, a Chapa foi automaticamente eleita. Composta por seis integrantes a Chapa carrega em sua formação a diversificação. Segundo os membros o propósito da Chapa, antes de formada era congregar alunos de todos os semestres. Conheça a nova composição do Diretório Acadêmico da Agronomia, para o mandato de gestão de um ano, compreendido entre o biênio 2019-2020.

Presidenta: Rafaela Zanrosso Vieira – 4° semestre
Vice: Décio Roberto Rauch Júnior – 2° semestre
Secretário: Renan Peruzzo – 6° semestre
Vice: Nathália Tramontini – 6° semestre
Tesoureira: Talita Vieira Broca – 6° semestre
Vice: Tífani Dietze – 8° semestre

A presidenta Rafaela afirmou que a gestão tem a importante missão de reativar o Diretório em todas as frentes que estatuariamente possui. “Queremos mostrar aos acadêmicos que o instituto não se resume à sala de aula e o que realmente é a função do Diretório Acadêmico”. Ainda segundo ela, em um momento onde a política é discutida em todos os lugares, é papel do Diretório ter protagonismo na construção do ser político que saia da universidade consciente enquanto cidadão.

O Vice-presidente do Diretório, Décio Júnior, destacou o papel do Diretório Acadêmico. “A nova gestão reafirma o compromisso em reativar o Diretório como organização engajada nas lutas estudantis em um momento tão perigoso como o que vivemos, com tantos cortes de gastos a níveis estadual e federal. A partir de nossa posse deixamos de ser apenas colegas de curso para ser os representantes dos alunos da Agronomia e por isso batalharemos pela construção de um curso melhor, mais forte e estruturado, que não se resuma apenas a sala de aula, com certeza os estudantes podem contar com nós”.

Desde o dia 12, a Diretoria realizou várias reuniões com o coordenador de curso de Agronomia, professor Dr. Marcos Paulo
Ludwig, aonde fora apresentado o Plano de Gestão e as principais frentes de trabalho da Diretoria. Ainda, o Diretório se reuniu com as candidatas a eleição do IFRS – Campus Ibirubá, aonde ouviu e encaminhou propostas através de um requerimento. A vinda do Reitor do IFRS e candidato a reeleição, Júlio Heck, também não passou em branco, com ele foram debatidos assuntos em torno da situação geral do IFRS e apresentado a nova diretoria do DEAAGRO.

Dentre as propostas do Diretório Acadêmico estão reviver os eventos estudantis, como palestras sobre temas diversos da Agronomia fim de gerar discussões e aprofundar conhecimentos e realizar eventos esportivos e batalhar para que nos próximos anos o prédio que sustenta os laboratórios da área técnica, ganhe uma reforma.

Segundo a diretoria, as demais propostas, bem como o Plano de Gestão, serão apresentados aos estudantes na terça-feira, 22 de outubro, durante a Assembleia Geral dos Estudantes de Agronomia. “O DEAAGRO é a entidade de representação estudantil dos alunos da Agronomia do IFRS – Campus Ibirubá e, portanto, deve ter transparência com os acadêmicos, não só em relação ao caixa, mas nas ações também”, finalizou Décio.

Ele ainda explicou que o Diretório passa por alguns problemas. “Queremos fazer uma gestão transparente e participativa e a partir disso, pretendemos mostrar aos acadêmicos nossos projetos, nossas reuniões, nossa agenda. Infelizmente o livro caixa sumiu, e não temos dinheiro para regularizar o Diretório perante ao cartório. Assumimos dia 12 e agora, até dezembro, a meta é fazer um caixa, para regularizar no cartório, para daí sim fazer os procedimentos legais de perda do livro”.

“Como nova diretoria do DEAAGRO, vislumbramos esta oportunidade com grande satisfação. Buscaremos da melhor forma possível fazer um bom trabalho. Pelo curso e pelos alunos” – Equipe Diretiva do DEAAGRO.