Nota de esclarecimento – Fotografia compartilhada em redes sociais fez parte de uma apresentação cultural contra o racismo

Nota de esclarecimento

Fotografia compartilhada em redes sociais ocorreu em evento no IFRS – Campus Ibirubá e fez parte de uma apresentação cultural contra o racismo

O Campus Ibirubá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vem a público esclarecer a fotografia compartilhada nas redes sociais registrada no evento intitulado “IV Colóquio as Mil Humanidades: Direitos Sociais, Liberdade e Lutas da Negritude”, no dia 06 de novembro de 2018. No momento do registro da fotografia, ocorria a palestra “Direitos Humanos – Direitos de Todos”.

A fotografia compartilhada nas redes sociais registra uma frase em um quadro e fez parte do material utilizado durante a apresentação cultural, organizada pelos alunos, cujo tema era a luta das minorias, em especial à luta da comunidade negra contra o racismo. Junto à frase no quadro, havia cartazes em defesa da liberdade e lutas da negritude, que compunham a temática da apresentação, não havendo relação alguma com questões partidárias.

Esse evento ocorre anualmente no mês de novembro, fazendo alusão ao dia da Consciência Negra (20/11), sendo organizado por um dos núcleos de ações afirmativas do IFRS, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

O IFRS preza pela defesa da liberdade acadêmica, de expressão e da pluralidade de ideias e pontos de vista na instituição, que seguirá na defesa dos preceitos fundamentais e princípios constitucionais, em especial, a igualdade e a liberdade.