Monitoria auxilia no desenvolvimento de estudantes

A inclusão é parte do objetivo do IFRS enquanto instituição de ensino e, para isso, é necessário prestar um bom atendimento para os diversos públicos que compõem o Campus, visto que cada aluno aprende em seu ritmo e tem mais ou menos facilidades em determinadas áreas. Nesse sentido, o projeto “Auxilio da Monitoria para a Prática Docente Inclusiva”, coordenado pela servidora Marcele Rickes, acompanha um aluno do curso técnico subsequente em mecânica para que possa obter melhor desempenho nas disciplinas e as aulas ministradas.

A bolsista do projeto, Iasmin Dahmer, que é estudante de Engenharia Mecânica, utiliza os conhecimentos que já adquiriu no curso técnico integrado em Mecânica e, agora, na graduação, para auxiliar o estudante a desenvolver as habilidades necessárias para o curso nas três disciplinas em que está matriculado, bem como interpretar melhor os conteúdos e, consequentemente, conseguir melhores resultados nas disciplinas. Ela tem liberdade para criar estratégias e tempo para planejar as atividades que serão desenvolvidas, promovendo metodologias alternativas para fortalecer o conhecimento passado em sala de aula.

A evolução é visível, pois o estudante acompanhado já gabaritou uma prova. Iasmin fala a respeito do progresso tanto dela quanto de Maurício, o estudante que ela auxilia na monitoria: “O projeto de ensino para educação inclusiva me oportunizou uma experiência ótima e totalmente diferente. Auxiliando o Maurício pude também aprender muito, pois ensinar também nos faz aprender. Quanto ao desenvolvimento profissional, os atendimentos ao Maurício me fizerem ver que nada é uma tarefa fácil, me fazendo ter persistência e paciência em outros meios e trabalhos para atingir sempre o objetivo final.”