Melhorar a eficiência nos estudos é foco de Projeto de Ensino do Campus Ibirubá

Você sabia que existem diferentes técnicas para estudar e gravar o conteúdo? O Projeto de Ensino “Técnicas de estudo: oficinas e acompanhamento pedagógico para estudantes com baixo desempenho acadêmico”, coordenado pela pedagoga Vanessa Bugs Gonçalves, visa a melhorar a eficiência dos estudos realizados por alunos do Campus Ibirubá. Embora o projeto priorize estudantes com baixo desempenho acadêmico, a coordenadora destaca que todos os alunos do Campus serão bem-vindos e poderão usufruir das técnicas ensinadas por ela e pelo bolsista do projeto, Bernardo Schneider.

Vanessa explicou que há duas técnicas que são muito importantes para a retenção do conteúdo estudado: o espaçamento e a intercalação. O espaçamento é quando os períodos de estudo são divididos ao longo dos dias, por exemplo: estudar 20 minutos todos os dias ao invés de estudar durante um dia inteiro na semana. Já a intercalação diz respeito a variação dos conteúdos ao longo do período de estudos, ou seja, estudar sempre dois ou três temas durante cada período. Essas técnicas proporcionam o aprendizado do conteúdo a longo prazo, pois estudar da maneira errada pode dar a falsa sensação de conhecimento no momento em que o aluno está familiarizado com o tema, mas com o passar do tempo essas informações serão perdidas.

As oficinas estão em desenvolvimento e devem iniciar em julho e serem aplicadas até o final do projeto em dezembro.