Jogos virtuais e redações escolares são temas de defesas da especialização

Na segunda-feira, dia 09 de setembro de 2019, a acadêmica Luana Henrichsen, que é graduada em Matemática pelo IFRS – Campus Ibirubá e Mestre em Modelagem Matemática pela Unijuí, defendeu o artigo intitulado “Reflexões sobre os métodos de validações de jogos virtuais no ensino e aprendizagem da matemática”. Compuseram a banca avaliadora, o orientador Rodrigo Farias Gama, Mestre em (UFPel), Paula Gaida Winch, Doutora em Letras (UFSM-RS) e Edimar Manica, Doutor em Computação (UFRGS). O artigo de Luana buscou realizar uma revisão bibliográfica sobre como são realizadas as validações dos jogos virtuais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. Foram encontrados centenas de trabalhos, sendo que após a leitura dos resumos, foi selecionado apenas 20. De modo geral, comprovou-se a eficácia dos jogos virtuais no ensino da matemática.

Na sequência, a acadêmica Regiane Maria Cella Lencina Silva, que é formada em Letras pela UFSM, defendeu o artigo intitulado “A argumentação no texto dissertativo-argumentativo: um estudo da redação escolar de alunos do 3º ano do Ensino Médio”. Compuseram a banca avaliadora, a orientadora Fernanda Schneider, Doutora em Letras (PUC-RS), Adilson Barbosa, Doutor em Letras (UPF) e Nathália Luisa Giraud Gasparini, Mestre em Estudos da Linguagem (UFRGS). O artigo de Regiane objetivou analisar como se apresenta a argumentação e o uso dos operadores argumentativos em redações escolares produzidas por estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa de redações, fundamentando- se na Linguística Textual. Além disso, foi realizada uma caracterização dos participantes por meio de um questionário de condição social e um questionário de hábitos de leitura e escrita.