IFRS Solidário: Participação do Campus Ibirubá na Semana da Solidariedade

Solidariedade está relacionada ao que fazemos de bom ao próximo, com as nossas condições e nossas particularidades. Uma maneira de doar um pouco de nós mesmos para os outros, e isso pode acontecer de muitas formas. Na Semana da Solidariedade, que aconteceu de 13 a 18 de maio de 2019, o tema escolhido pelo município de Ibirubá foi “Respeito e Tolerância geram Solidariedade”, buscando unir os cidadãos em prol de causas importantes para a cidade.

O Campus Ibirubá participou dos eventos de diferentes formas:

O curso de Matemática levou jogos matemáticos para a praça central de Ibirubá na tarde de 18 de maio, ensinando crianças e adultos sobre técnicas e conceitos aplicados à matemática.

Nessa mesma oportunidade, os cursos de Agropecuária e Agronomia distribuíram, para a comunidade, mudas de árvores nativas e hortaliças produzidas na área agrícola do Campus.

O curso de Ciência da Computação realizou a formatação e limpeza de computadores na Escola Municipal Floresta. O impacto na realidade da escola é comentado pela diretora Raquel Cristina Brignoni Forquim: “Nós já temos pessoal que trabalha na área de informática e o conhecimento que veio através do IF nos auxiliou bastante. Essa é uma parceria bastante positiva, e vejo também como uma oportunidade para os alunos do IF aplicar na cidade o que aprendem”. Já o responsável técnico da Escola Floresta, Clairtom Machado, ressaltou que a visita foi muito produtiva, a escola conta com 20 computadores, na oportunidade foram limpas e reparadas 10 máquinas e os estudantes voltarão em uma nova oportunidade para trabalhar nas demais.

Já o curso de Engenharia Mecânica foi até a Escola Municipal Santa Terezinha onde realizou o conserto de brinquedos da pracinha, tornando-os mais seguros para as brincadeiras das crianças nos intervalos das aulas. Foi instalado um novo escorregador, com escada, e consertado o galpão crioulo que corria risco de desabar. A escola destacou que o conserto desses brinquedos era difícil, dada a grande demanda municipal, para a diretora Cristiane Beatriz Dierings: “Foi muito gratificante ver o sorriso das crianças na segunda-feira ao verem o parquinho reformado. O trabalho voluntário desses alunos foi muito bom, dá um conforto saber que a sociedade ainda é solidária.”

A prefeitura municipal também ressaltou a importância dos atos realizados e encaminhou agradecimento: “Agradecemos a louvável iniciativa da instituição e disponibilidade dos alunos”, destacou a assessoria da prefeitura de Ibirubá.

Além dessas atividades, todos os estudantes e servidores da instituição auxiliaram na arrecadação de agasalhos, alimentos e material de higiene que serão doados para o Lar do Idoso José e Rosalina Koehler, no município de Tapera, bem como a arrecadação de ração, roupas e petiscos para animais, que serão doadas para a ONG Mi-Au-Juda, em Ibirubá.