IFRS Campus Ibirubá tem medalhistas na 10º Olimpíada Brasileira de Agropecuária

No dia 6 de Outubro aconteceu a Cerimônia de Encerramento da 10º Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), competição realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBAP realiza uma prova destinada a estudantes do ensino técnico as áreas de ciências agrárias de todo o Brasil. No IFRS Campus Ibirubá, com orientação da professora Renata Porto Alegre Garcia, tivemos três alunas participantes e todas foram medalhistas na sua categoria.

Julia Pereira Palmeira, aluna do 1º ano foi medalhista de ouro na Região; Raissa Salvadori Reckziegel, aluna do 2º ano e Bruna dos Reis Daltrozo do 3º ano foram medalhistas de prata na Região Sul. E foi feita uma preparação das participantes, orientadas pela professora Renata, estudando os conteúdos e com provas testes, que serviram para se habituar com a plataforma de provas e entender a dinâmica das questões. Julia diz que está muito satisfeita em participar, pois sempre foi um sonho fazer agropecuária e as Olimpíadas foram uma maneira de utilizar na prática o que aprende em sala de aula e também o que ainda pode vir a aprender e melhorar.

Bruna salienta que a sua participação ocorreu, pois a professora orientadora Renata fez uma ampla divulgação, o que despertou o seu interesse. Os conteúdos estudados foram os que constavam no edital, e os conteúdos que ainda não tinha tido contato foram uma possibilidade de aquisição de novos conhecimentos.

Raissa diz que essa conquista foi muito especial, pois, diante do momento que estamos vivendo, participar da OBAP e ser medalhista enaltece o ensino público e gratuito, além de contribuir para a formação acadêmica. Ela ainda destaca que a experiência foi importante para perceber os pontos fortes e fracos em seus conhecimentos prévios.

A professora Renata aponta que a importância da participação é a experiência de realizar a prova que engloba os ensinamentos que os alunos recebem e a preparação contribui para o aprendizado e a premiação é um estímulo e consideração que soma ao currículo acadêmico.

A conquista reflete o ótimo trabalho realizado pelos servidores as ótimas atividades desenvolvidas no Campus e o resultado incentiva a continuidade dos trabalhos. Esse foi o primeiro ano que os estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Agropecuária e o desejo é que nos próximos anos mais alunos despertem o interesse para isso.