IFRS Campus Ibirubá recebe por comodato um equipamento Vollverini da Agross do Brasil

Convênio entre Agross do Brasil e IFRS Campus Ibirubá marca início de projeto de pesquisa: Instituição de ensino recebeu por comodato um equipamento Vollverini para pesquisa sobre manejo do solo e água.
Novembro iniciou com o firmamento do convênio entre o Instituto Federal Campus Ibirubá e a empresa Agross do Brasil, trazendo benefícios para a pesquisa do setor agro. A Instituição recebeu por comodato, na manhã do dia 01/11/2022, em solenidade no Auditório Central do IFRS Campus Ibirubá, o lançamento da Agross, o Vollverini – Descompactador Rotativo com Rolo Faca.
O convênio com o Instituto Federal se deu com o propósito da pesquisa em cima dos diferenciais do equipamento e seus benefícios às lavouras. Sob coordenação da docente Daniela Batista dos Santos, serão executados dois projetos de pesquisa na linha de manejo do solo e água, que possuem financiamento de agência de fomento externo de pesquisa (CNPq e FAPERGS) e seus objetivos são avaliar o efeito de manejos do solo (sistema plantio direto, subsolador convencional e descompactador rotativo Vollverini) após cultura de cobertura do solo e em área de pastagem sobre as propriedades físico-hídricas do solo, estabelecimento e componentes de rendimento da cultura da soja. Ambos os projetos terão a colaboração de outros servidores do IFRS Campus Ibirubá e dos alunos bolsistas de Iniciação Científica, Ígor Martins, Douglas Machado Demboski e Morgana Larissa Schuster, graduandos do 8º semestre do Curso de Agronomia.
A Agross do Brasil que possui em sua missão a inovação para transformar o agronegócio espera que essa parceria possa favorecer o crescimento educacional da instituição de ensino, além disso, fomentar a pesquisa científica, validando essa nova tecnologia para então inserir no mercado outras inovações que possam auxiliar e melhorar os rendimentos das propriedades rurais.

Fonte: Marketing da Agross do Brasil.