IFRS Campus Ibirubá recebe implementos de alta tecnologia da Vence Tudo

Turma da Agronomia e Mecânica com representantes da Vence Tudo

A Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo repassou oficialmente na manhã da quarta-feira (25) dois implementos agrícolas de alta tecnologia ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Ibirubá/RS.

Desde 2012, Vence Tudo e IFRS Ibirubá/RS somam forças em uma parceria que colabora com o crescimento educacional dos alunos da instituição. Nestes 10 anos, já houveram três renovação de implementos, cedidos por comodato. As máquinas existentes no campus atualmente, mecânicas, foram substituídas pelos mais modernos implementos agrícolas da atualidade. Foram entregues duas semeadoras: uma Pampeana 24000 (culturas de inverno) e uma Panther SM 7000 (culturas de verão), com valor total aproximado de R$ 550 mil.

A Panther pneumática reúne tecnologia das grandes máquinas também para o pequeno e médio agricultor. Não há necessidade de ter tratores com fluxo contínuo, pois a mesma dispõe de um Sistema Hidráulico Independente acionado por uma bomba hidráulica através da tomada de força do trator, gerando o fluxo necessário para obter uma excelente distribuição de semente em seus cultivares. Dentre seus diferenciais estão as linhas pantográficas, sem uso de correntes, que resultam em um eficiente acompanhamento do solo. O Exclusivo Sistema Pula Pedra, permite o plantio nos mais variados tipos de solos e ainda, possui a maior autonomia de semente e fertilizante da categoria.

A Pampeana, por sua vez, apresenta sistema hidráulico de levante do cabeçalho, terceira caixa de sementes miúdas para as mais diversas culturas de grãos finos, rodado de transporte e acamador de pastagem, responsável por diminuir uma operação no manejo, já que não há necessidade do uso de equipamento de rolagem. A semeadora será fundamental para realização de experimentos de pré-plantio para a safra de verão.

Com estes implementos, os estudantes realização atividades práticas e de alta qualidade, colaborando com maior conhecimento no manejo durante a formação.

A cerimônia de entrega ocorreu junto ao auditório do IFRS Campus Ibirubá e contou com a presença dos alunos da agronomia e mecânica e professores do diurno. O diretor presidente da Vence Tudo, Sr. Marcos Luís Lauxen, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância da parceria.  “A união que temos com o Instituto Federal tem também como objetivo ter o retorno de sugestões de melhorias dos alunos em relação aos nossos produtos. No próprio Campus são desenvolvidos e realizados aperfeiçoamentos, portanto, sempre que houver novas sugestões, a nossa engenharia estará aberta para ouvir e aperfeiçoar os nossos equipamentos. Essa é a essência da Vence Tudo, ouvir o produtor rural”

O acordo entre ambos também visa o intercâmbio tecnológico entre a empresa e o instituto, além da participação de acadêmicos e servidores do IFRS Ibirubá/RS em atividades de ensino junto a Vence Tudo. Dentre as ações previstas estão as visitas técnicas, aulas práticas e a realização dos trabalhos de conclusão de curso, que irão proporcionar uma formação mais completa dos acadêmicos das áreas.  Aproximadamente mil alunos serão beneficiados com a parceria e os novos implementos. Já os colaboradores da Vence Tudo poderão participar de eventos e demais ações junto ao Campus Ibirubá.

“Até então não tínhamos equipamentos com tantas tecnologias, agora temos. Isso irá proporcionar com que os nossos estudantes realizem atividades e trabalhos finais aqui na instituição, além de possibilitar a visita ao Centro de Treinamentos da Vence Tudo, realizando a troca de conhecimentos entre os estudantes, professores e a indústria”, afirmou a Diretora Geral do IFRS Campus Ibirubá, Sra. Sandra Rejane Zorzo Peringer.

Por fim, os presentes realizaram uma visita junto ao Campus para conhecer a estrutura da instituição.

Fonte: Assessoria de imprensa Vence Tudo e IFRS