Início do conteúdo

História indígena é tema de minicurso de extensão


Foto: Prefeitura de Fortaleza dos Valos

Conhecer a história do Brasil está intimamente ligado a conhecer a história dos povos originários desse território. Entretanto, esse conhecimento muitas vezes não está tão acessível e acaba ficando de fora da sala de aula. A fim de auxiliar na divulgação e ensino da história indígena, o doutor em história e professor do IFRS Campus Ibirubá Marcus Vinicius da Costa ministrou um minicurso de extensão intitulado “A História Indígena em Sala de Aula”.

A atividade aconteceu dia 23 de outubro no centro de eventos de Fortaleza dos Valos, sendo uma parceria entre essa prefeitura, as prefeituras de Quinze de Novembro e Boa Vista do Incra e o IFRS. Durante o minicurso, o Dr. Marcus apresentou e debateu conceitos como genocídio, etnocídio, reetinização, etnogênese, identidade, bem como propostas alternativas para prática do ensino de História Indígena no cotidiano escolar. Os participantes eram professores municipais e estaduais do nível básico, da área de Ciências Humanas.

O evento também proporcionou um espaço para a divulgação das ações do IFRS e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus.

– Agradecemos muito o convite da Prefeitura de Fortaleza dos Valos e a parceria com as outras prefeituras. Destacou o professor Marcus, que deixou aberto o espaço de diálogo para outros encontros sobre a temática.

 

Fim do conteúdo