Estudantes de Engenharia Mecânica e técnicos subsequentes visitam usina hidrelétrica

Os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, subsequente em mecânica e subsequente em eletrotécnica do IFRS Campus Ibirubá visitaram a usina hidrelétrica PCH Tio Hugo, que está em fase final de construção na cidade de Tio Hugo – RS. A usina pertence a Coprel, empresa ibirubense do ramo de energia elétrica e telecomunicações. A visita foi organizada pelos professores do curso em conjunto com o responsável da Coprel Fabiano Petri de Souza. Os visitantes destacaram que foram recebidos com muita cordialidade e entusiasmo pela equipe da Coprel, que dedicou seu tempo para acompanhar os alunos e compartilhar o conhecimento relativo à geração de energia na hidrelétrica.

A ideia da visita foi conhecer os processos e entender melhor sobre a geração de energia limpa. O professor Cristiano Kulman, um dos responsáveis pela organização da visita, “a usina, com sua tecnologia avançada e eficiente, é um exemplo de como podemos utilizar os recursos naturais de forma responsável e sustentável. O impacto ambiental mínimo e a contribuição para a redução das emissões de carbono são aspectos que merecem ser elogiados”. Os estudantes acompanharam os processos de captação e destinação da água usada na geração de eletricidade e ainda aprenderam sobre o funcionamento dos sistemas de controle e turbinas.

Ao final da visita, os estudantes também puderam compreender melhor como são feitos os processos de construção da hidrelétrica para minimizar os impactos ambientais e preservar o meio ambiente afetado pela usina.