Estudantes de Agronomia visitam a UBS da COTRIJAL

A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotrijal, em Não-Me-Toque, foi local de aprendizado para um grupo de 50 jovens estudantes de Agronomia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá. Os alunos do 7º e 9º semestres visitaram a estrutura e conheceram os processos da produção de sementes da cooperativa, na tarde desta segunda-feira (27/05).

Sob a coordenação do professor Dr. Marcos Paulo Ludwig, eles foram recepcionados pela gerente de Produção de Sementes da Cotrijal, Claudia Mói Soares Rother. Os estudantes conheceram o Laboratório de Análise de Sementes, as etapas do tratamento industrial, beneficiamento,  armazenagem e beneficiamento.

“Ter contato com a realidade do mercado de trabalho, vendo na prática o que é estudado em sala de aula, representa uma grande oportunidade para os estudantes. A Cotrijal mantém as portas abertas para esse tipo de interação. Só assim os jovens conseguirão ampliar a visão sobre o futuro profissional”, apontou Claudia.

Disciplinas ligadas a área de sementes

Marcos Paulo Ludwig lembrou que o curso oferece as disciplinas de Produção e Análise de Sementes, Beneficiamento e Secagem de Sementes e Grãos, além de Armazenamento de Sementes e Grãos. O objetivo da visita, segundo ele, foi ver a estrutura, equipamentos e processos adotados para garantir sementes com bom vigor e germinação no campo.

“Queremos formar profissionais capazes de absorver e desenvolver tecnologias, podendo atuar na implantação de projetos agroindustriais e do agronegócio. Essa oportunidade de trocar ideias com os responsáveis técnicos engrandece e abre portas para o futuro profissional”, concluiu o professor.

*Texto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal – Mayara Dalla Libera. Fotos: Rodrigo Feron