Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias realiza Aula Inaugural

A segunda turma do curso de Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias realizou na sexta-feira, 27 de abril, a sua aula inaugural no auditório do IFRS Campus Ibirubá.

A atividade teve como tema “Das Faces de Jano às Facetas da Docência: Compromissos Inadiáveis e Dilemas Emergentes”, discutido pela palestrante da noite a professora Dra. Adriana Dickel, da Universidade de Passo Fundo. A palestra versou sobre o que é ser docente nos dias atuais, explicando sobre as fases da carreira e as dificuldades e desafios que se apresentam no contexto da educação brasileira. Durante sua fala, Adriana destacou que ensinar vai muito além da sala de aula, é um conjunto de relacionamentos que envolve professor, aluno, familiares, amigos e diversos aspectos da vida cotidiana, fundamentais para a formação completa do aluno enquanto cidadão.

A palestra foi aberta ao público em geral e participaram os estudantes do curso de Especialização, do curso de Licenciatura em Matemática e professores da comunidade local. A coordenadora da Especialização, Professora Dra. Lucilene Bender de Sousa, destacou a importância do evento para familiarizar os estudantes do curso com o mundo da docência, pois a turma possui alunos que já estão em sala de aula e outros que pretendem lecionar ao fim do curso, assim, a preparação para a docência é fundamental para esse público.