Esclarecimento sobre os Valores dos Benefícios da Assistência Estudantil no mês de Julho

Prezados/as estudantes bolsistas de Assistência Estudantil

Vimos por meio deste esclarecer  a mudança de valores pagos no Auxílio Permanência para o mês de julho.

De acordo com a Pró-reitoria de Ensino (POROEN), que faz a gestão do recurso financeiro, no mês de julho, os valores pagos serão estes:

G1: R$ 148,00

G2: R$ 99,00

G3: R$ 66,00

G4: R$ 34,00

Moradia: R$ 214,00

Também de acordo com a PROEN, a explicação para essa redução de valores é esta que segue:

“O orçamento total da assistência estudantil foi dividido em dois semestres. Para o primeiro semestre, trabalhamos com a distribuição da metade do valor em quatro meses (março, abril, maio e junho). Para o segundo semestre, trabalhamos com a distribuição da outra metade do valor, também em quatro meses (agosto, setembro, outubro e novembro). Para os meses de julho e dezembro, em função de recessos e férias escolares, decidiu-se que os valores a serem pagos seriam calculados a partir dos recursos remanescentes (primeiro semestre para julho e segundo semestre para dezembro) informados pelos campi. Estes recursos remanescentes são oriundos de auxílios não-pagos por diversos motivos (faltas, evasões e desistências).

Esta forma de organização foi definida pelo GTPAE (Grupo de Trabalho Permanente em Assistência Estudantil) no dia 17 de novembro de 2017.”

Além disso, destacamos que este entendimento está previsto na regulamenteção interna do IF em relação ao Programa de Benefícios, de acordo com a IN 05/18 da PROEN:

“DO PAGAMENTO DOS AUXÍLIOS

Art. 11Haverá pagamento de até 10 (dez) parcelas aos estudantes homologados nas etapas 1 a 3 do Auxílio Permanência, desde que não haja formatura, evasão ou retenção comafastamento da instituição.

Parágrafo Único. Fica condicionada à sobra orçamentária as parcelas referentes aos meses de julho e dezembro.”

Então, no mês de julho, vocês receberão os valores descritos acima.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Atenciosamente,

Maurício Lopes Lima