Entrevista: Verticalização do Ensino é marca do IFRS Campus Ibirubá

A verticalização do ensino está relacionada à possibilidade de fornecer cursos em diversos níveis na mesma instituição. Por exemplo, um estudante que cursou um técnico pode continuar no IFRS e candidatar-se a uma vaga em um curso superior da mesma área e, até mesmo, um curso de pós-graduação.

A estudante Luana Behnen Henrichsen cursou a Licenciatura em Matemática no Campus Ibirubá e seguiu para a pós-graduação em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, estudando o tema “Reflexões sobre os métodos de validações de jogos virtuais no ensino e aprendizagem da matemática”. Confira a entrevista que realizamos com ela e sua opinião como egressa do IFRS:

Por que você escolheu a instituição?

Escolhi o IFRS depois de ter contato com a instituição através de um primo que cursou o técnico em agropecuária e relatou sobre o ensino de qualidade que a instituição oferecia, as oportunidades nos três pilares de uma instituição que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, o IFRS é uma instituição pública, outro fator que me fez optar pela mesma.

Quais os diferenciais que você percebeu na sua formação?

Eu tive a experiência de estudar em uma instituição privada, onde cursei o mestrado, com bolsa, inclusive fiz ao mesmo tempo que a especialização no IF e pude notar uma característica marcante e o grande diferencial do IFRS que é o ensino de qualidade e as grandes oportunidades para atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Outro fator são os docentes atuantes e na forma como transmitem o conhecimento. Percebo uma humanidade fora do comum, professores preocupados em entender os alunos no todo, mesmo em meio às dificuldades, sempre tive o suporte deles. Além disso, a maneira como instigam o “querer” saber e aprender cada dia mais, é um grande aliado da instituição.

O que foi fundamental para você escolher ficar na instituição para uma especialização?

Ter feito a licenciatura na instituição me fez almejar a especialização após a formatura. Eu sabia que ali encontraria uma excelente formação, pois os professores que formam a instituição seriam meus professores novamente e nada melhor do que ter esses profissionais mais um tempo para a troca de saberes. Além disso, entrei em contato com outras pessoas que fizeram a especialização em sua 1º edição e relataram o quanto agregou na vida acadêmica e profissional de cada uma. No que se refere ao ensino, também foi pela experiência dessas mesmas pessoas. Afinal, quando escolhemos uma instituição para seguir na vida acadêmica, precisamos ver o todo que tem a nos oferecer.

Você recomendaria o IFRS? Por quê?

Sem dúvida nenhuma, recomendo! Super recomendo! O IFRS tem uma frase que é marcante: Ensino público, gratuito e de qualidade. Eu que cursei graduação e pós-graduação a nível latu sensu digo que essa frase resume exatamente o que a instituição tem a oferecer. Aqui se tem respeito com a diversidade, a cultura e a opinião. Além do que, você sonha e os professores te dão o suporte necessário para chegar onde quer. Eu, por exemplo, hoje sou professora substituta do IFFAr Campus Santa Rosa, tenho um longo caminho até chegar onde almejo, mas meus professores me ajudaram a concretizar os sonhos que começam a se realizar. Sou muito grata a essa Instituição chamada IFRS.