Início do conteúdo

Engenharia Mecânica realiza Semana Acadêmica


As semanas acadêmicas são propostas para ampliar os conhecimentos dos estudantes e trazer a realidade do mercado de trabalho para mais perto na instituição. A programação da Engenharia Mecânica foi variada e aconteceu de 23 a 25 de outubro, no Campus Ibirubá. A primeira atividade foi um minicurso sobre modelagem de estruturas metálicas, ministrado pelo professor Bruno Conti Franco.

Nas palestras, o foco principal foi para a área técnica e de gestão, no primeiro dia Vinícius Martins, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFSul, abordou o desenvolvimento de novos materiais por meio da metalurgia do pó e manufatura aditiva, em seguida, Júlio Reghelin, gerente de operações da AGCO Ibirubá, tratou sobre a gestão e implementação de produtos novos.

No segundo dia do evento, o diretor de pesquisa e inovação do IFRS, Anderson Yanzer, e o coordenador do núcleo de inovação e tecnologia do IFRS – NIT, Rodrigo Noll, falaram sobre inovação e propriedade intelectual, focando especialmente em atributos necessários para inovar e maneiras de proteger as invenções. Em seguida, o supervisor do departamento de solda da AGCO Ibirubá, Leonardo Wendland, esplanou sobre interações de liderança em metodologias de melhoria de processo. No final da noite, o consultor de negócios da Ford, João Cléo Galatto, falou sobre a experiência na área comercial e a importância da engenharia nesse ramo.

No último dia de evento, o assunto foi energia renovável e o professor da Feevale, Moises de Mattos Dias, apresentou opções de sistemas híbridos a partir de energia solar, eólica e de biomassa. Na sequência, Lucas Tarasconi, da Ouzer Eletronics, trabalhou sobre como transformar ideias em soluções práticas para o dia a dia e o trabalho.

Fim do conteúdo