Engenharia Mecânica conquista conceito 4 no MEC

O Ministério da Educação avalia os cursos superiores brasileiros em uma escala que vai de 1 a 5, o IGC – Índice Geral de Cursos. As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, a nota 3 é considerada boa, a nota 4 é muito boa, indicando que o curso está no caminho certo e dispõe dos recursos necessários para formar profissionais de alto nível, a nota 5 é destinada apenas para cursos de excelência, que somam apenas 1,6% do total. A avaliação é feita por técnicos designados pelo MEC que vão até a instituição ofertante e, durante alguns dias, observam não apenas o curso, mas vários aspectos do conjunto como um todo: Projeto Pedagógico, Infraestrutura, Corpo Docente e Técnico Administrativo, entre outros fatores que são fundamentais para que seja oferecida a qualidade necessária aos seus estudantes e que esses se tornem bons profissionais.

O professor Bruno Franco, coordenador do curso na época da avaliação destacou que o principal ponto forte da área é que as aulas da Engenharia Mecânica do IFRS – Campus Ibirubá são ministradas no prédio de laboratórios da mecânica e elétrica, a ampla e moderna estrutura, inaugurada em 2019, conta com mais de 3.000 m² divididos entre laboratórios de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento dos profissionais formados ali. Isso proporciona aulas práticas de excelente qualidade, e o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Outro diferencial do curso é o horário das aulas, preferencialmente no turno da noite, tornando possível a atuação dos estudantes no mercado de trabalho.

O curso ainda tem muito espaço e oportunidades de crescimento. O atual coordenador, professor Anderson Fraga destaca: “O êxito nesta avaliação é resultado da dedicação ao serviço público de todos os servidores do Campus Ibirubá, mas o nosso trabalho não se encerra aqui!! A melhoria deve ser contínua e não só naqueles aspectos que já foram avaliados, mas transcendê-los buscando sempre o nosso objetivo institucional de ofertar ensino gratuito e de qualidade”.