Educação Financeira é tema de Projeto de Extensão

O projeto sobre educação financeira , é desenvolvido com alunos do ensino fundamental dos 3º e 5º anos, da Escola Estadual de Ens. Fund. Edison Quintana, no município de Ibirubá.

Informação e conhecimento para as crianças relacionados ao aspecto financeiro, utilizando diferentes recursos metodológicos, é uma dos principais objetivos desse projeto. As atividades desenvolvidas buscam levar noções sobre economia, caro, barato, necessário, desejável, consumismo entre outros. Além disso, queremos propor a reflexão sobre algumas atividades de lazer e diversão, que não estejam associadas ao ato de gastar. Algumas atividades lúdicas envolvendo familiares , como questionamentos direcionados aos pais e avós, considerando relatos da infância deles, bem como poder aquisitivo, brinquedos e brincadeiras, de épocas passadas, tem por objetivo levar a criança a refletir sobre outras formas de diversão, sem a necessidade de ¨gastar dinheiro¨.

Sugerir para as crianças a fazer pesquisas de preços nos estabelecimentos comerciais, é também uma ação do projeto, visando conscientizá-las da importância deste ato no orçamento doméstico.

A inclusão de hábitos saudáveis relacionados ao dinheiro, na vida das crianças desde cedo, contribuirá para que eles tenham um futuro mais equilibrado financeiramente.

A educação financeira no início da vida escolar, é um poderoso recurso para impedir um endividamento ou consumismo exagerado na vida adulta. Também as crianças entenderão desde cedo que o planejamento financeiro, bem-feito proporciona conquistas importante de acordo com suas metas e objetivos.

*Texto da professora Marsoé Dahlke, coordenadora do projeto.