Início do conteúdo

Comunicado da Assistência Estudantil


Prezados Estudantes,

Após a classificação do coronavírus (COVID-19) como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e considerando a necessidade de adoção de medidas profiláticas para redução de risco de contaminação, o IFRS suspendeu o calendário acadêmico, a partir de 16/03 até 18/04. Posterior a isso, vimos que a crise se agravou surgindo várias outras medidas, em âmbito estadual e municipal, para restrições ao contato social.

Orientamos que, nesse período, procurem respeitar o isolamento social e buscar informações em fontes confiáveis, pois a disseminação de fake news envolvendo a doença pelas redes sociais atrapalha a conscientização sobre a adoção de cuidados importantes. Especialistas da área de saúde têm afirmado que, devido à escassez de testes diagnósticos – o que mapearia melhor focos de contaminação – a maneira mais eficaz de nos protegermos é mantendo o máximo possível de isolamento social.

É necessário destacar o grau de responsabilidade de vocês, jovens, neste momento. Apesar de não comporem o grupo de risco, podem ser agentes de contaminação. Por isso, respeitem a quarentena, protejam sua família, seus pais, seus avós. Não estamos em férias. Por isso, destacamos a importância de manter uma rotina de estudos e leituras. Aproveite para terminar aquele livro que vc estava sem tempo para ler devido à rotina de aulas, coloque a matéria em dia, organize seu material de aula, procure videoaulas no youtube para sanar algumas dúvidas que estavam pendentes dos conteúdos vistos até aqui. Outra dica importante é manter-se conectado ao email, moodle e grupos de whats app acadêmicos. Reforçamos que seus professores estão à disposição em seus contatos de email. Em caso de dúvidas sobre conteúdos acadêmicos ou informações confiáveis, entrem em contato.

Não esqueçam dos cuidados consigo mesmos e com as demais pessoas a seu redor. Algumas dicas para dar atenção à saúde mental nesse momento: mantenham-se ocupados, realizando atividades que lhes dão prazer e que considerem importantes; estabeleçam uma rotina e períodos do dia para se dedicar a cada atividade; conversem com amigos, fazendo atividades em conjunto com outras pessoas, mesmo à distância; não esqueçam as atividades físicas, pois elas ajudam a melhorar o humor e a lidar com a ansiedade.

O pagamento dos auxílios estudantis ocorrerá regularmente para todos os estudantes que já recebem o auxílio, independentemente da suspensão das aulas, conforme orientação da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS.

Acompanhe na tabela abaixo, como está sendo realizado os pagamentos dos Auxílios Estudantis:

Pagamentos encaminhados Mês de Pagamento
1ª Etapa – Pagamento Efetuado dia 23/3 Março
2º Etapa – Pagamento encaminhado para o Setor Financeiro dia 25/3 Previsão de pagamento do mês de Março até 15/4
Pagamento do mês de Abril, referente a unificação da 1ª e 2ª Etapa – Pagamento encaminhado para o Setor Financeiro dia 30/03 Previsão de pagamento do mês de Abril até 15/4

Para receber Auxílio Estudantil no período de atividades suspensas, o estudante precisa ter frequência global de 75%, referente ao período letivo de 17/2 (primeiro dia de aula) a 13/03 (último dia de aula).

Para acompanhar os comunicados, acesse o Informativo mensal.

E aí, como está sendo sua quarentena? O que tem feito para passar o tempo?

Tem um edital aberto para textos de alunos e servidores sobre o covid: EDITAL Nº 22/2020 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O REFLETE IFRS

Estamos com saudades da rotina agitada que vocês dão ao nosso campus, mas agora é o momento de cuidar da nossa saúde!

#FicaEmCasa

At.te,

Equipe de AE

Fim do conteúdo