Pular para o conteúdo
Logo do IF

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Início da navegação
IFRSMarca do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
 Esconder/Mostrar Menu Fim da navegação
Início do conteúdo

Curso Técnico em Mecânica Integrado realiza Simpósio


As atividades do 3º Simpósio do Curso Técnico em Mecânica Integrado iniciaram na manhã de 24 de outubro com palestra de  Leandro Hemmann e Sadi Nicola a respeito do funcionamento básico de motores à combustão e combustíveis. Os palestrantes explicaram várias dúvidas técnicas durante suas falas e ainda forneceram informações importantes para todos os presentes.

Entre os temas abordados, destacaram que a gasolina aditivada auxilia a manter o sistema do carro limpo, poupando gastos com manutenção, se um motor receber sempre gasolina aditivada não será necessário fazer limpeza de bicos injetores. Ainda falaram a respeito da gasolina podium, que rende até 20% mais de desempenho, no entanto, só é recomendada para motores com alta taxa de compressão, por ter um custo elevado, não compensa financeiramente em outros casos. Por fim, enfatizaram a necessidade de procurar sempre postos com bandeira e certificados de qualidade, pois o uso de gasolina ruim pode encurtar a vida útil do motor do veículo.

A manhã seguiu com a palestra do corpo de bombeiros de Ibirubá, falando sobre segurança e primeiros socorros. Os bombeiros trouxeram importantes informações sobre cuidados no trabalho e como socorrer alguém que sofreu um acidente. À tarde, os estudantes realizaram uma visita técnica na empresa Indutar, conhecendo processos e o trabalho prático do dia a dia de uma empresa do ramo metalmecânico.

No dia 25 de outubro foi realizada a competição de carrinhos de lomba, resultado de um projeto integrador, produzidos pelos estudantes do primeiro e segundo ano. A atividade aconteceu na rampa de acesso ao pórtico do Campus, organizado pelos alunos do terceiro ano, e contanto com a torcida de servidores e estudantes.

Na parte da tarde foram realizados quatro minicursos: Arduíno Básico; Excel; Montagem de Conjuntos Mecânicos em Inventor ministrados por professores do Instituto e Processo de Soldagem TIG ministrado pela empresa Balmer Soldas de Ijuí. O último dia do evento foi destinado para a defesa dos relatórios de Estágio Curricular Obrigatório dos formandos do terceiro ano que foi uma inovação implantada neste ano e foi coroada de pleno êxito.

O professor Ivo Mai, coordenador dos Cursos Técnicos em Mecânica Integrado e Subsequente, enfatizou: “Parabenizamos aos estudantes pela intensa participação, aos professores pelo apoio e a equipe organizadora composta por professores, estudantes, coordenada pelo professor Fabiano Jorge Macedo pelo sucesso do evento”.

Fim do conteúdo
Início do rodapé Fim do rodapé