Curso Técnico em Mecânica Integrado realiza Simpósio

As atividades do 3º Simpósio do Curso Técnico em Mecânica Integrado iniciaram na manhã de 24 de outubro com palestra de  Leandro Hemmann e Sadi Nicola a respeito do funcionamento básico de motores à combustão e combustíveis. Os palestrantes explicaram várias dúvidas técnicas durante suas falas e ainda forneceram informações importantes para todos os presentes.

Entre os temas abordados, destacaram que a gasolina aditivada auxilia a manter o sistema do carro limpo, poupando gastos com manutenção, se um motor receber sempre gasolina aditivada não será necessário fazer limpeza de bicos injetores. Ainda falaram a respeito da gasolina podium, que rende até 20% mais de desempenho, no entanto, só é recomendada para motores com alta taxa de compressão, por ter um custo elevado, não compensa financeiramente em outros casos. Por fim, enfatizaram a necessidade de procurar sempre postos com bandeira e certificados de qualidade, pois o uso de gasolina ruim pode encurtar a vida útil do motor do veículo.

A manhã seguiu com a palestra do corpo de bombeiros de Ibirubá, falando sobre segurança e primeiros socorros. Os bombeiros trouxeram importantes informações sobre cuidados no trabalho e como socorrer alguém que sofreu um acidente. À tarde, os estudantes realizaram uma visita técnica na empresa Indutar, conhecendo processos e o trabalho prático do dia a dia de uma empresa do ramo metalmecânico.

No dia 25 de outubro foi realizada a competição de carrinhos de lomba, resultado de um projeto integrador, produzidos pelos estudantes do primeiro e segundo ano. A atividade aconteceu na rampa de acesso ao pórtico do Campus, organizado pelos alunos do terceiro ano, e contanto com a torcida de servidores e estudantes.

Na parte da tarde foram realizados quatro minicursos: Arduíno Básico; Excel; Montagem de Conjuntos Mecânicos em Inventor ministrados por professores do Instituto e Processo de Soldagem TIG ministrado pela empresa Balmer Soldas de Ijuí. O último dia do evento foi destinado para a defesa dos relatórios de Estágio Curricular Obrigatório dos formandos do terceiro ano que foi uma inovação implantada neste ano e foi coroada de pleno êxito.

O professor Ivo Mai, coordenador dos Cursos Técnicos em Mecânica Integrado e Subsequente, enfatizou: “Parabenizamos aos estudantes pela intensa participação, aos professores pelo apoio e a equipe organizadora composta por professores, estudantes, coordenada pelo professor Fabiano Jorge Macedo pelo sucesso do evento”.