Curso de Especialização do Campus Ibirubá promove Aula Magna em homenagem a Paulo Freire

Na noite de quinta-feira, 14 de outubro de 2021, o curso de Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias do IFRS – Campus Ibirubá promoveu uma Aula Magna para os alunos do curso, marcando, assim, o retorno das aulas no segundo semestre letivo. A aula ocorreu através de webconferência, em conformidade com o Plano de Contingência, Monitoramento e Controle da Covid-19, facilitando, dessa maneira, a participação não apenas dos pós-graduandos, mas também de servidores e alunos de outros cursos do Campus e de outras instituições de ensino superior.

O tema da aula foi “A construção do conhecimento e a interdisciplinariedade: pressupostos freireanos”, em homenagem ao centenário de Paulo Freire, ocorrido este ano. A aula foi ministrada pelo Professor Doutor Thiago Ingrassia Pereira, da UFFS-Erechim, um dos maiores pesquisadores da obra do patrono da educação brasileira. Para os coordenadores do curso Adilson Barbosa e Paula Gaida Winch, que ouviram o feedback dos participantes, o evento atingiu os objetivos propostos, superando, inclusive, as expectativas. Segundo eles, “é muito importante o resgate da obra de Paulo Freire para educadores e futuros educadores, no sentido de reafirmar o papel da educação na conscientização, transformação e libertação dos sujeitos, compreendendo-os como portadores do seu próprio conhecimento e incentivando a leitura crítica do mundo que os cerca.”

Texto: Prof. Dr. Adilson Barbosa