Curso de Engenharia Mecânica realiza seminário para apresentação de projetos integradores

Na noite de 03/07/2019 realizou-se um seminário para apresentação dos projetos integradores desenvolvidos no componente curricular Projeto Mecânico, do 9º semestre do curso de Engenharia Mecânica do IFRS – Campus Ibirubá, sob orientação do professor Edson Baal.
A realização do seminário foi uma iniciativa da coordenação do curso de Engenharia Mecânica, professor Bruno Conti Franco, com o objetivo de socializar para a comunidade acadêmica os trabalhos realizados por alunos que já estão próximos a se formarem no curso.

Os projetos integradores consistiram no projeto mecânico e construção do protótipo de quatro produtos. Os alunos Igor Ivan Dalmolin e Pamela Kaine Andrade Pereira desenvolveram uma Calandra para Chapas Metálicas. Os alunos Manoel Fredrich e Raila Salvadori Reckziegel desenvolveram um dispositivo para dobrar chapas metálicas. Os alunos Pedro Augusto Dalcin e Alam Luis Hermes Cancian desenvolveram um equipamento hidráulico para dobrar tubos metálicos. Já os alunos Cristian Jardel Schneider e Yannick Kallew Marcena desenvolveram um robô seguidor de linha para a limpeza de pisos industriais.
As atividades de fabricação dos protótipos foram realizadas em conjunto com as aulas práticas do componente curricular de Soldagem ministrada pelo professor Giancarlo Stefani Schleder, sendo essa uma ótima oportunidade de integração e interdisciplinaridade.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta pelo Gerente de Engenharia da empresa Indutar, Bruno Freitas Dalmagro e pelos professores do curso de Engenharia Mecânica, Giancarlo Stefani Schleder, Rafael Zanatta Scapini e Edson Baal.
Após as melhorias necessárias e a validação, os produtos desenvolvidos serão utilizados para equipar o laboratório de Conformação Mecânica do IFRS – Campus Ibirubá.
O seminário foi um sucesso, proporcionou momentos de interação e troca de ideias entre alunos, professores e profissionais da área de engenharia. Os trabalhos foram bastante elogiados pela banca avaliadora e pela plateia que prestigiou o evento. Os alunos do componente curricular Projeto Mecânico estão de parabéns.

(Texto elaborado pelos professores da área de Mecânica)