Início do conteúdo

Cultura do Trigo é Foco de Parceria entre IFRS e Biotrigo


A produção e pós-colheita do trigo é a base para o projeto que reúne o IFRS Campus Ibirubá e a Biotrigo, empresa de Passo Fundo-RS que pesquisa há mais de 10 anos sobre essa cultura.

O objetivo é avaliar a possibilidade de antecipação do plantio, evitando utilizar outra cultura, como forrageiras, entre a colheita da soja e o plantio do trigo, bem como fomentar o interesse dos produtores por investir na cultura. Os experimentos serão realizados no Campus Ibirubá em abril de 2019 e 2020, onde inicialmente serão plantadas quatro cultivares para que seja possível analisar o desempenho dessas na semeadura antecipada.

Na pós-colheita, a intenção é otimizar o trabalho com a secagem do produto, observando a temperatura máxima e o tempo  ideal entre a colheita e a secagem para que haja melhor qualidade do trigo, levando em consideração condições controladas e não controladas de armazenamento. Nessa etapa, as amostras serão fornecidas pela Biotrigo e o trabalho de secagem será realizado pelos profissionais do Campus Ibirubá.

O professor Dr. Marcos Ludwig, responsável pela parceria, destacou a importância do projeto para o aprendizado dos estudantes, especialmente do curso de Agronomia, que poderão trabalhar no experimento e utilizar os dados nos seus trabalhos de conclusão de curso.

Fim do conteúdo