Como foi a Semana Pedagógica e a Volta às aulas no IFRS Campus Ibirubá

As atividades letivas do IFRS Campus Ibirubá iniciaram dia 6 de fevereiro, com a semana pedagógica destinada à organização do ano com os professores e técnicos administrativos. Durante essa semana foram debatidos vários temas de interesse tanto geral quanto específico de cada curso. Os servidores ainda tiveram a oportunidade de participar de seis oficinas pedagógicas que abordaram diferentes temas:

• OFICINA 1 – DO DEVER DE ANTECEDÊNCIA E DO DEVER DE AUTORIDADE DOCENTE

A Oficina teve como principais objetivos Reconhecer a interlocução da ética pessoal e profissional como identidades da docência e Reconhecer que a docência é atravessada por uma ética da proximidade e da responsabilidade, foi ministrada pela Pedagoga Andreia Xavier Teixeira.

• OFICINA 2 – FORMAÇÃO PROFISSIONAL E GÊNERO A PARTIR DA HISTÓRIA “A ESCOLHA DE MARIANA”

A Oficina teve como principais objetivos Trazer reflexões teóricas e dados da literatura sobre as formas como as desigualdades de gênero impactam na educação profissional e Discutir com os docentes as especificidades desse impacto no Campus Ibirubá e como se relacionam com suas práticas pedagógicas, foi ministrada pela Psicóloga Vanessa Soares de Castro e pelo Professor Gabriel Garmendia da Trindade.

• OFICINA 3 – EXPLORANDO TÉCNICAS DE ESTUDO PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DISCENTE

A Oficina teve como principais objetivos  Incentivar práticas pedagógicas que envolvam os alunos ativamente no processo de aprendizagem e Conhecer técnicas de estudo que permitam estimular o uso delas por parte dos alunos durante as aulas e o estudo em casa, foi ministrada pela Pedagoga Vanessa Bugs Gonçalves.

• OFICINA 4 – DOCÊNCIA EM REDE: UMA PROFISSIONALIDADE COLETIVA E COOPERATIVA

A Oficina teve como principais objetivos Promover diálogos acerca da importância dos valores éticos na formação dos sujeitos envolvidos no processo educativo e Compreender as disposições de uma profissionalidade que caminha em rede nos seus cotidianos, foi ministrada pela Pedagoga Andreia Xavier Teixeira.

• OFICINA 5 – CONHECENDO A “CARTILHA ENFRENTAMENTO DO RACISMO NO IFRS: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA”

A Oficina teve como principais objetivos Conhecer a composição da Cartilha, entendendo os tipos de racismo, os termos correlatos à vivência do racismo e os fluxos para denunciar situações de racismo no âmbito do IFRS e Ampliar, através do debate, o conhecimento dos docentes acerca do racismo, a fim de que coloquem em prática uma educação antirracista, foi ministrada pela Professora Silvani Lopes Lima e pela Psicóloga Vanessa Soares de Castro.

• OFICINA 6 – NA TRILHA DO NAPNE

A Oficina teve como principais objetivos Discutir aspectos legais e formativos sobre educação inclusiva e Oportunizar trocas de experiências sobre a prática docente com estudantes com necessidades educacionais específicas, foi ministrada pela Coordenação do NAPNE, Adriana Riguer Della Méa e Sabrine de Oliveira.

Após o feriado de carnaval, foi a vez dos cerca de 800 estudantes do Campus Ibirubá voltarem para suas aulas. As novas turmas, ingressantes do processo seletivo 2024/01, foram preenchidas até dia 23/02.