Início do conteúdo

Ciência da Computação realiza Semana Acadêmica


O Curso de Ciência da Computação do IFRS Campus Ibirubá realizou sua semana acadêmica nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no auditório central do Campus.

Na primeira noite, a palestra de abertura foi com Vinícius de Assumpção Silveira, sócio-diretor da Alpina Digital Branding, onde é responsável pela direção de tecnologia e gestão de projetos digitais. A fala de Vinícius foi sobre o tema “Inovar e Empreender: os desafios dessa escalada”, e tratou sobre o conceito e tipos de inovação, modelos de negócios e como inovar em cada aspecto destes. Ainda explanou a respeito das características, metodologias e o cenário atual das startups. Por fim, compartilhou experiências na criação de produtos tecnológicos e demonstrou como a Inteligência Artificial pode ser aplicada para empreendimentos.

Na segunda noite, o destaque foi para a parte técnica, onde o Dr. Alexandre Tagliari Lazzaretti, professor do IFSul Campus Passo Fundo, falou sobre uso da linguagem R e aplicação do pacote Shiny para construção de páginas web interativas. De acordo com o professor Tiago Rios da Rocha, coordenador do curso de Ciência da Computação: “A linguagem R é utilizada por cientistas, estatísticos e cientistas de dados como um meio conveniente para a análise exploratória de dados interativos. Não é limitada a apenas sessões interativas, e os scripts podem ser criados e empacotados como bibliotecas. Soluções com base em scripts fornecem resultados mais consistentes e confiáveis do que os fluxos de trabalho tradicionais, que requerem uma grande quantidade de interações manuais com uma interface gráfica de usuário. O pacote Shiny permite o desenvolvimento de aplicações web interativas usando a linguagem R. Esse curso teve como objetivo demonstrar o uso da linguagem R e a criação de uma aplicação web interativa usando Shiny”.

No último dia do evento, Everton de Matos, professor de Ciência da Computação da IMED, trouxe o tema Internet das Coisas, abordando sobre soluções inteligentes e como se preparar para atender aos desafios que a área impõe. Ainda especificou os diversos tipos de componentes que fazem parte deste ambiente, cenários de aplicação para as soluções e questões às quais os desenvolvedores precisam estar atentos ao inovar nesta área.

Fim do conteúdo