Chima com Libras fomenta a inclusão em Ibirubá

O projeto d extensão Chima com Libras é uma parceria entre o IFRS Campus Ibirubá, a Secretaria Municipal de Educação de Ibirubá e a Esc0la Santa Teresinha. A ideia é aproximar as pessoas ouvintes da cultura dos surdos, isso acontece por meio de discussões sobre aspectos legais da libras, com introdução aos sinais iniciais para iniciar uma comunicação na linguagem, promovendo o acesso ao universo dos surdos.

O Campus Ibirubá incentiva ideias e projetos que fomentem a inclusão e efetiva participação dos diferentes sujeitos nos mais variados espaços da sociedade. Essa premissa é amparada pela Lei n° 10.436/02 e o Decreto n° 5.626/05 e, em se tratando de sujeitos surdos, a Tradutora Intérprete de Libras, docente de Libras substituta e coordenadora do projeto, Sabrine de Oliveira, destaca:

– Nós buscamos estimular diferentes espaços de construção de novas aprendizagens, de maneira a aproximar e potencializar a comunicação entre surdos e ouvintes.

O primeiro encontro do projeto aconteceu no dia 14 de agosto, na Escola Santa Teresinha, e contou com a presença da comunidade, de estudantes e servidores da referida escola, bem como da coordenadora Sabrine e da equipe do projeto, composta pela Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Adriana Riguer Della Mea, pelas Intérpretes de Libras Cristiane Rebouças de Lara e Priscila Barbosa De Oliveira dos Santos e pela estudante do Ensino Médio Integrado Rafaela Engelmann.

– Ficamos muito felizes com a participação da comunidade, são 35 participantes. Enfatiza Sabrine.

Nesse primeiro módulo, as atividades vão até 16 de outubro, totalizando 10 encontros, todos realizados na Escola Santa Teresinha, nas segundas-feiras das 18h30 às 20h30. Essa edição já encerrou as inscrições, mas caso a comunidade demonstre interesse em um segundo módulo ou uma nova turma do módulo I, o projeto deverá retornar no primeiro semestre de 2024, aberto para todas as pessoas que tiverem  interesse em aprender Libras.