Campus Ibirubá têm bons resultados nos JIF

A quinta edição dos JIF – Jogos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul realizou sua primeira fase em Novo Hamburgo dos dias 17 a 19 de maio e contou com a participação de estudantes de todos os campi do IFRS. O Campus Ibirubá levou equipes para diversas modalidades, dentre as quais conquistou as seguintes medalhas:

Ouro: Futsal Masculino.

Prata: Vôlei de Quadra Feminino; Vôlei de Quadra Masculino;Basquetebol Feminino; Basquetebol Masculino; Handebol Masculino e Handebol Feminino.

Bronze: Vôlei de Areia Feminino.

Cobre: Tênis de Mesa Masculino.

Na manhã de terça-feira, 22 de maio, véspera da segunda fase, o Campus Ibirubá realizou uma homenagem para os atletas que participaram da primeira fase. O professor de Educação Física Helder de Quadros, responsável pela delegação do Campus, contou como foi o evento e destacou que é a primeira vez que um campus se dispôs a sediar os JIF, mesmo que seja apenas as modalidades de atletismo e futebol. Emocionado, o professor destacou: “O Campus foi maravilhoso! Esse trabalho começou há bastante tempo, mas comigo a frente foi ano passado, e de um ano para outro alunos chegaram e saíram, nós continuamos trabalhando e esse ano invés de duas finais, nós chegamos a sete! O Campus Ibirubá esteve em nove dos catorze pódios. Eu gostaria de agradecer à direção e a administração, que nos apoiou sempre que a gente precisou”.

Enquanto Helder contava sobre as medalhas de prata que conquistaram e a evolução das equipes, os alunos no auditório gritavam “Só fica em 2º quem chega na final!”. Aline Linhares do Amaral é aluna do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado, ela participou na modalidade Handebol e conta como foi esse momento: “Adquiri uma experiência muito legal, eu não imaginava que seria tão especial, espero participar nos próximos anos”.

As equipes do Campus também foram acompanhadas pela Diretora de Ensino, Sandra Peringer, e pelos professores Dionéia Everling e Vitor Hugo Silveira. Sandra agradeceu a dedicação e destacou que todos são medalha de ouro pela garra que tiveram e por reconhecer que a outra equipe foi melhor. Dionéia deu um depoimento inspirador sobre a colaboração nos cinco anos que acompanha a equipe: “O que mais admiro nos alunos é o bom relacionamento entre eles e os outros campi. O ginásio inteiro se une para torcer para Ibirubá. Sempre trouxemos medalhas, mas o que nunca vai se perder é a experiência e o aprendizado que trazem cada vez que voltam para casa. Parabéns aos nossos atletas guerreiros! Que a humildade, solidariedade, comprometimento, responsabilidade e garra sempre nos acompanhe!”, Vitor também agradeceu pela oportunidade de acompanhar os jogos que, segundo ele, supriram o vazio de seus próprios tempos de escola, onde era atleta.

No final da homenagem, o aluno Mateus Pino, da Agronomia, contou um pouco sobre a emoção dentro da quadra: “Todos se olhavam nos olhos e dizíamos: joguem pelas suas famílias, pelos colegas que ficaram no campus torcendo por nós. Foi isso que tornou a equipe mais forte e agora vamos para mais um título!” Ele retratou o que todos puderam perceber nos olhos que brilhavam dos estudantes que caminhavam, felizes, com suas medalhas no peito, na saída da comemoração.